A Vivo espera que ao fim de 2004 tenha cerca de 1,5 milhão de clientes em sua base com telefones com a plataforma Brew. Hoje, a operadora tem apenas 30 mil. Tão rápido crescimento será devido à chegada de novos e mais baratos modelos de terminais no mercado brasileiro, explicou Eduardo Sartori, gerente de projetos da Vivo, em palestra no seminário Mobile Internet, nesta quinta-feira, 25, no Rio de Janeiro. Atualmente, existem somente quatro aparelhos Brew à venda nas lojas do País, todos por preços altos. Até dezembro serão lançados outros seis modelos, alguns na faixa entre R$ 500 e R$ 1 mil.
Quanto mais clientes com Brew, maior será a receita da Vivo com seu serviço de downloads, inclusive de vídeos. Atualmente, 30% dos usuários com terminais Brew já utilizaram esse serviço. Sartori não abriu previsões de receita, mas revelou que 75% dos downloads são de jogos.
Ranking e multiplayers
No catálogo da Vivo estão disponíveis para download cerca de 40 jogos, dos quais mais da metade foi criada por desenvolvedores brasileiros. O próximo passo da operadora será lançar em outubro rankings de pontuação, de forma a estimular o uso dos jogos. Em uma terceira fase, prevista para 2004, a Vivo oferecerá jogos multiplayers. Assim, além de realizar o download, o cliente utilizará a rede da operadora para disputar partidas com outros assinantes.
Entre os desenvolvedores brasileiros já existe quem tenha jogos multiplayers prontos para oferecer à Vivo. É o caso da In3, de Campinas, e o seu ?Maze Hunt?, um jogo de labirinto desenvolvido para Brew que permite a participação de até cinco pessoas simultaneamente. ?Já temos um servidor no qual hospedaremos a aplicação. Acredito que seremos os primeiros a lançar um jogo multplayer no Brasil pela Vivo?, disse Victor Silva, diretor de marketing da In3, também presente no evento.