OUTROS DESTAQUES
Telefonia móvel
Claro planeja lançar terminais e serviços EDGE em meados de 2004
quarta-feira, 10 de setembro de 2003 , 17h26 | POR FERNANDO PAIVA

A Claro deve lançar em meados do ano que vem os primeiros celulares e serviços EDGE do mercado brasileiro. A previsão é do gerente de marketing de serviços de valor agregado da operadora, Marco Aurélio Quatorze. A demora se deve à falta de terminais preparados para uso dessa tecnologia no mercado brasileiro. ?A Nokia deve apresentar um modelo no começo do ano que vem. SonyEricsson, Siemens e Motorola também estão desenvolvendo aparelhos EDGE?, conta o executivo.
Entre os serviços que serão oferecidos para usuários com celulares EDGE estão: download de arquivos em MP3, streaming de vídeo e jogos multiplayers on-line. As aplicações demandam banda larga e, portanto, não funcionam bem com a velocidade de cerca de 35 kbps disponível em sistemas GPRS. No EDGE a velocidade média gira em torno de 100 kbps.
A Claro é a única operadora no País cuja rede está equipada com EDGE. ?Exigimos isso ao comprar as ERBs GSM. Como foi uma aquisição em grande escala praticamente não pagamos nada a mais para ter EDGE?, relata Quatorze.

Testes em São Paulo

A Claro já está testando sua rede em São Paulo. Na última terça, dia 9, o presidente da empresa, Carlos Henrique Moreira exibia em operação experimental seu aparelho GSM, durante o seminário Telecomunicações: Competição e Política, realizado na capital paulista. A previsão é de que a empresa inicie operação comercial em São Paulo em outubro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top