STJ mantém suspensão de convênio entre Telemar e governo do Rio

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, negou a suspensão da liminar concedida à Embratel contra o convênio assinado entre a Telemar e o governo do Estado do Rio de Janeiro para a instalação de câmeras de segurança, call center, rádios nos carros de polícia, entre outros serviços destinados à Segurança Pública. O programa, cujo valor é estimado em R$ 100 milhões (pela própria Embratel e pelo secretário de segurança do RJ, Anthony Garotinho), prevê o mapeamento da vulnerabilidade da segurança do Estado do RJ e a instalação de cerca de 500 câmeras, que seriam interligadas pela Telemar.
O Tribunal de Justiça do RJ concedeu a liminar no início do mês de julho e o Estado podia recorrer, o que de fato aconteceu.
A Embratel obteve a liminar baseada no fato de que o convênio tem características de um contrato administrativo e, portanto, é passível de licitação pública.

Notícias relacionadas

Medida emergencial

O procurador do Estado do RJ, Sérgio Luiz Barbosa Neves, argumenta que o governo decidiu não fazer a licitação por se tratar de uma medida de natureza emergencial. Mas, para o Tribunal de Justiça, a Lei 8.666 (de licitações públicas) prevê o prazo de 180 dias para situações de emergência e o protocolo de intenções do programa do governo do RJ chegava a estabelecer um prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12.
O presidente do STJ considerou que um convênio de cooperação não impediria a participação de outras companhias. Assim, até que o processo seja julgado, continua suspenso o programa, conforme determinado anteriormente pelo Tribunal de Justiça do RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!