OUTROS DESTAQUES
GSM
TIM e Oi unem cadastros para bloquear aparelhos roubados
segunda-feira, 25 de agosto de 2003 , 18h46 | POR REDAÇÃO

A TIM e a Oi se uniram para impedir o uso de aparelhos GSM roubados em suas redes. As duas operadoras criaram o Cadastro de Aparelhos Bloqueados (CAB), que consiste em uma lista única na qual são incluídos os celulares roubados de ambas as empresas. Assim, um terminal roubado de um cliente da TIM não funcionará na rede da Oi e vice-versa. O CAB está aberto para a adesão de outras operadoras GSM que entrarem no mercado brasileiro, como o Telecom Américas.
Para bloquear seu terminal, o usuário deverá contactar a central de atendimento de sua operadora e, posteriormente, enviar o boletim de ocorrência emitido pela delegacia onde prestou queixa. Os handsets listados no CAB são identificados pela rede por seus números de série. Assim, qualquer tentativa de autenticação passa a ser bloqueada.
?A idéia dessa ação conjunta é reforçar a imagem de segurança da tecnologia GSM?, explica Marco Bonera, diretor de segurança corporativa da TIM. O executivo não revelou estatísticas de roubos de celulares GSM no país nos últimos meses, mas disse que os números permanecem relativamente estáveis.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, foram registrados 963 roubos de celulares no estado em junho deste ano. O número não é muito maior que os 913 computados em junho de 2002, quando a tecnologia GSM foi lançada no Brasil.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top