OUTROS DESTAQUES
Aquisições
Telesp Celular e TCO justificam critérios para troca de ações
quinta-feira, 21 de agosto de 2003 , 19h19 | POR REDAÇÃO

Em função da instauração de inquérito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a compra pela Telesp Celular Participações (TCP) da TCO, as duas empresas divulgaram à autarquia, em fato revelante, que pretendem dar prosseguimento à incorporação das ações. Também divulgaram as razões que definiram valores na relação de troca dos papéis da TCO pelos da TCP.
As empresas de telefonia móvel reafirmam a intenção de manter a relação de uma ação da TCO para cada 1,27 ação da TCP, o que é uma posição considerada desfavorável pelos acionistas minoritários da operadora da região Centro Oeste (daí a razão do inquérito instaurado pela CVM). A Associação Nacional dos Investidores do Mercado de Capitais (Animec) propõe que seja feita uma nova avaliação, por entender que a definição foi feita há mais de seis meses e que no começo do ano as ações da TCO estavam desvalorizadas por causa do efeito da alta do dólar no balanço da operadora.
No comunicado à CVM, a TCP diz entender que o critério de determinação da relação de substituição (feita com base na média de cotações de ações da TCO e da TCP nos 30 dias anteriores à data da divulgação do negócio, em janeiro, com um prêmio de 15% para a cotação das ações da TCO) é adequado, a partir de posicionamentos anteriores da CVM.
A TCO, por sua vez, afirma que a cotação da TCO não estava distorcida no período utilizado para a determinação da relação de substituição, porque desde o início da negociação, ?e em qualquer outro período representativo que seja utilizado para análise?, a valorização das ações da empresa excedeu substancialmente a obtida pelas ações de emissão da TCP, ou pelo índice Ibovespa. Assinala ainda que, a queda temporária da cotação das ações da TCO em função da aquisição de debêntures da antiga controladora foi integralmente compensada em períodos subseqüentes. A TCO observa também que desde o início da negociação, a ?relação de substituição é superior à mais benéfica relação de substituição de ações TCO por ações TCP apurada com base na cotação de mercado?.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top