Telesp Celular e TCO justificam critérios para troca de ações

Em função da instauração de inquérito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a compra pela Telesp Celular Participações (TCP) da TCO, as duas empresas divulgaram à autarquia, em fato revelante, que pretendem dar prosseguimento à incorporação das ações. Também divulgaram as razões que definiram valores na relação de troca dos papéis da TCO pelos da TCP.
As empresas de telefonia móvel reafirmam a intenção de manter a relação de uma ação da TCO para cada 1,27 ação da TCP, o que é uma posição considerada desfavorável pelos acionistas minoritários da operadora da região Centro Oeste (daí a razão do inquérito instaurado pela CVM). A Associação Nacional dos Investidores do Mercado de Capitais (Animec) propõe que seja feita uma nova avaliação, por entender que a definição foi feita há mais de seis meses e que no começo do ano as ações da TCO estavam desvalorizadas por causa do efeito da alta do dólar no balanço da operadora.
No comunicado à CVM, a TCP diz entender que o critério de determinação da relação de substituição (feita com base na média de cotações de ações da TCO e da TCP nos 30 dias anteriores à data da divulgação do negócio, em janeiro, com um prêmio de 15% para a cotação das ações da TCO) é adequado, a partir de posicionamentos anteriores da CVM.

Notícias relacionadas
A TCO, por sua vez, afirma que a cotação da TCO não estava distorcida no período utilizado para a determinação da relação de substituição, porque desde o início da negociação, ?e em qualquer outro período representativo que seja utilizado para análise?, a valorização das ações da empresa excedeu substancialmente a obtida pelas ações de emissão da TCP, ou pelo índice Ibovespa. Assinala ainda que, a queda temporária da cotação das ações da TCO em função da aquisição de debêntures da antiga controladora foi integralmente compensada em períodos subseqüentes. A TCO observa também que desde o início da negociação, a ?relação de substituição é superior à mais benéfica relação de substituição de ações TCO por ações TCP apurada com base na cotação de mercado?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!