Revisão do papel das agências já tem projeto preliminar

O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, revelou durante o debate "Regulação e Serviços Públicos", realizado na noite desta terça, 19, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, que já está pronto o texto preliminar resultante de discussões do grupo de trabalho da Casa Civil cujo objetivo é a elaboração de um projeto de revisão do papel das agências reguladoras no Brasil. Ele não quis adiantar, por enquanto, quais serão as possíveis mudanças sugeridas especificamente em relação à Anatel, admitindo apenas que uma espécie de contrato de gestão, ou seja, um conjunto de compromissos da agência com o governo, são contemplados no texto. Miro também afirmou que o governo ainda não tem uma definição do cronograma para a conclusão do trabalho de revisão do papel das agências. O grupo da Casa Civil conta com a participação de ministérios de outras áreas reguladas por agências.
A questão da autonomia das agências foi um dos principais temas abordados no debate, que contou também com a presença dos advogados Carlos Ari Sundfeld (um dos responsáveis pela elaboração da LGT), Flávia Lefèvre, membro do Conselho Diretor da Pro Teste ? Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, e Antônio Bedran, procurador da Anatel.
Sundfeld defendeu a autonomia da Anatel na normatização do setor, lembrando que esta função é definida pela Lei Geral de Telecomunicações, assim como a obrigatoriedade da consulta pública para a elaboração das normas, de tal forma que a sociedade possa participar das decisões. Mas reconheceu que, por ineficiência, a exemplo de outros órgãos da administração pública, a agência não conseguiu legitimar-se como deveria na fiscalização e arbitragem do setor, de tal forma que muitas das questões envolvendo as telecomunicações ainda são resolvidas na Justiça.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!