A Telespazio, prestadora de serviço limitado especializado, investiu R$ 20 milhões em sua rede VSAT, na banda Ku, no seu primeiro ano de operação no Brasil. Nesse período, a empresa conquistou cerca de 20 clientes e ativou comercialmente mais de mil estações, segundo o presidente Marzio Laurenti. O faturamento no exercício passado foi de R$ 15 milhões.
No Brasil, a empresa tem duas plataformas satelitais. A do Rio de Janeiro está baseada em banda larga IP e a de Porto Alegre, em rede VSAT. Toda a operação latino-americana é gerenciada pelo Brasil, inclusive o centro de Buenos Aires, na Argentina.
Aliança
A Telespazio aluga capacidade satelital da PanAmSat e atende principalmente o mercado corporate de grande e médio porte. A expectativa, de acordo com Laurenti, é com o mercado de banda larga e com a complementaridade das redes terrestres. ?Já passamos da fase de implementação?, diz. Projetos de inclusão digital do governo federal são outro foco de interesse da prestadora.
O diretor comercial, Carlos Xavier Jr., diz que a primeira sessão de telemedicina do Acre, entre a universidade do Estado e a USP foi realizada sobre a rede da Telespazio.
A partir da próxima semana, a empresa inicia um road show pelo Brasil para expandir os canais de venda. A intenção é ter pelo menos um representante em cada Estado. A Telespazio, que era o braço satelital da Telecom Italia, foi adquirida recentemente pelo grupo Finmeccanica, do segmento de defesa aeroespacial, controlado pelo governo italiano. A aquisição do governo da Itália segue uma tendência européia de investir no setor aeroespacial.