OUTROS DESTAQUES
Serviços
Provedores ignoram potencial de municípios
quarta-feira, 13 de agosto de 2003 , 17h05 | POR REDAÇÃO

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma pesquisa com 2,8 mil cidades e descobriu que os prefeitos querem utilizar a Internet, porém não sabem o que fazer, nem conseguem provedores de telecomunicações dispostos a atendê-los. Segundo o consultor em informática da entidade, Alessandro Reis, 85% dos municípios brasileiros são de pequeno porte e não têm redes de telecomunicações capacitadas à transmissão de dados em alta velocidade, ou sequer conseguem links dedicados entre suas prefeituras e entidades importantes do local. ?Todas as operadoras disputam as mesmas regiões e abandonam cidades que poderiam trazer lucratividade pelo volume?, disse Reis, que participou do seminário "Soluções em telecom: as aplicações via satélite", em São Paulo, promovido pela Converge Eventos.
Segundo o consultor, os pequenos municípios representam uma enorme oportunidade para as empresas de satélites, que abrangem todo o País e muitas vezes têm soluções completas.
A pesquisa realizada pela CNM ainda informou que apenas 33% das prefeituras entrevistadas têm acesso à web e, destas, 10% têm acesso dedicado. Dos usuários de Internet, 18% têm hardware confiável e softwares regularizados. ?As prefeituras não sabem comprar e são facilmente enganadas por pequenas revendedoras. A maioria dos prefeitos sequer sabe que está utilizando software pirata. Quando se fala em soluções de telecomunicações, a situação piora porque eles não conseguem entender do que se trata?, afirma Reis. Para ele, as operadoras e empresas de satélite precisam aprender a vender seus serviços com uma linguagem menos técnica nestas regiões.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top