Provedores ignoram potencial de municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma pesquisa com 2,8 mil cidades e descobriu que os prefeitos querem utilizar a Internet, porém não sabem o que fazer, nem conseguem provedores de telecomunicações dispostos a atendê-los. Segundo o consultor em informática da entidade, Alessandro Reis, 85% dos municípios brasileiros são de pequeno porte e não têm redes de telecomunicações capacitadas à transmissão de dados em alta velocidade, ou sequer conseguem links dedicados entre suas prefeituras e entidades importantes do local. ?Todas as operadoras disputam as mesmas regiões e abandonam cidades que poderiam trazer lucratividade pelo volume?, disse Reis, que participou do seminário "Soluções em telecom: as aplicações via satélite", em São Paulo, promovido pela Converge Eventos.
Segundo o consultor, os pequenos municípios representam uma enorme oportunidade para as empresas de satélites, que abrangem todo o País e muitas vezes têm soluções completas.
A pesquisa realizada pela CNM ainda informou que apenas 33% das prefeituras entrevistadas têm acesso à web e, destas, 10% têm acesso dedicado. Dos usuários de Internet, 18% têm hardware confiável e softwares regularizados. ?As prefeituras não sabem comprar e são facilmente enganadas por pequenas revendedoras. A maioria dos prefeitos sequer sabe que está utilizando software pirata. Quando se fala em soluções de telecomunicações, a situação piora porque eles não conseguem entender do que se trata?, afirma Reis. Para ele, as operadoras e empresas de satélite precisam aprender a vender seus serviços com uma linguagem menos técnica nestas regiões.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!