Superintendência aprova venda da participação da TIW

A superintendência de serviços privados da Anatel encaminhou na semana passada ao Conselho Diretor seu parecer a respeito da venda da participação da TIW para o Opportunity nas operadoras Telemig Celular e Amazônia Celular. Em seu parecer, a superintendência afirma que não encontrou nenhum impedimento para a conclusão do negócio. Se a decisão for ratificada pelos conselheiros, o processo será encaminhado ao Cade.
No último dia 26 de março, a TIW anunciou a venda de sua participação nas operadoras celulares para a empresa Highlake International Business Company Ltd., uma controlada do Opportunity Fund. A empresa adquiriu os 48,9% da TIW na Telpart Participações S.A. A Highlake é uma empresa formada pelo Opportunity Fund (95%) e CVC/Opportunity Equity Partners L.P. (5%).
O Opportunity Fund, segundo apurou este noticiário, não aparece nos registros da CVM nem da Anatel como acionista da Telemig e da Amazônia Celular. Seria, em tese, o caso de um novo controlador entrando na empresa, o que não era permitido até que fossem completados cinco anos da privatização (o que aconteceu no dia 28 de julho).

Notícias relacionadas
Segundo informações obtidas por este noticiário, entretanto, o Opportunity buscou convencer a Anatel que o Opportunity Fund já participava das operadoras por meio de 0,006% das ações ordinárias da Futuretel, que por sua vez tem 53,06% da Newtel, que tem 51,07% da Telpart, que controla a Telemig e a Amazônia Celular. A TIW era sócia da Telpart em 48,9%, e é esta a participação que foi adquirida pela Highlake.
Já os 0,006% sempre apareceram registrados em nome de "Outros" na CVM e na própria Anatel. Em nenhum momento aparece o nome "Opportunity Fund" nestes registros.
O Opportunity também buscou convencer a Anatel de que tanto o Opportunity Fund quanto o CVC Opportunity Equity Partners L.P. têm como acionista comum a seus administradores, em Cayman, a empresa Opportunity Invest Inc. II e que, portanto, têm o mesmo controlador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!