Telelistas acusa Anatel de prejudicá-la com novo regulamento

O presidente da empresa editora de listas telefônicas Telelistas, Eduardo Gosling, acusa a Anatel, e especificamente o conselheiro e vice-presidente da agência, Antônio Carlos Valente, de ter introduzido no regulamento sobre o fornecimento de relação de assinantes pelas prestadoras do STFC local a empresas editoras de listas telefônicas quatro dispositivos que não constavam no texto colocado em consulta pública com o objetivo explícito de prejudicar a empresa. Segundo a Telelistas, os dispositivos introduzidos foram: artigo 7º, parágrafo 1º – que proíbe os anúncios em LTOG ? a lista obrigatória de responsabilidade da concessionária; o artigo 21, que, na visão da Telelistas, impede o usuário e anunciantes de distinguirem as listas independentes das que são produzidas sob contrato com a prestadora; o artigo 20, que impede que os anunciantes em listas optem por cobrança em lista telefônica; e o artigo 19 que, também na visão da Telelistas, distorce o artigo 28 da resolução 66/98. A Telelistas pretende recorrer à Justiça para anular estes dispositivos do regulamento.

Decisão judicial

Segundo Gosling, o regulamento, cuja consulta pública foi realizada em julho de 2002, foi tirado dos arquivos pelo conselheiro Valente e levado à aprovação do conselho diretor da agência quatro dias após uma decisão do Juiz Federal substituto de Brasília, Márcio Luiz Coelho de Freitas, declarando a nulidade dos atos praticados por funcionários da Anatel (no caso, especificamente, o superintendente de Serviço Públicos, Marcos Bafutto) por considerar que o superintendente não era autoridade competente para determinar as providências constantes nos ofícios. O presidente da Telelistas considera que nem o conselho diretor tem autoridade para regulamentar a edição de listas telefônicas nos termos em que foi feito no regulamento publicado. Na sua opinião, o tipo de comportamento do conselheiro ?não é adequado a um funcionário público nem da investidura que lhe deu o povo brasileiro?, sendo ainda ?conseqüência da falta de controle externo sobre as agências reguladoras?.

Notícias relacionadas

Cartel

Gosling acusa o que ele considera cartel das listas telefônicas, representado pela ABL ? Associação Brasileira de Editoras de Listas Telefônicas, de ser monopolista no setor há 17 anos. O presidente da Telelistas considera que o recurso à vinculação da casa editora à concessionária é uma forma de obter credibilidade junto ao mercado justamente para quebrar o monopólio então existente. Gosling admitiria que o dispositivo que questiona a proibição desta vinculação vigorasse algum tempo após a quebra do monopólio que considera ainda existir por parte das empresas que participam da ABL. A Telelistas tem contrato para publicação da lista telefôninica obrigatório e gratuita com a Telemar, Brasil Telecom e Sercomtel, e não se considera monopolista ou parte de um oligopólio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!