Regulamento diminui número de áreas locais

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a proposta de regulamento de área local, que estará em consulta pública a partir da próxima segunda, dia 21, até o dia 15 de setembro (para contribuições em meio eletrônico). Neste período também serão realizadas três audiências públicas, uma para cada região do Plano Geral de Outorgas, nos dias 21 e 28 de agosto e 4 de setembro. O texto propõe a diminuição do número de áreas locais de 7,6 mil para 5,4 mil e define que a área local será equivalente a um município ou a um conjunto de municípios.
Na prática, a medida acaba com a ligação interurbana dentro de um mesmo município e nas áreas conurbadas. Esta diminuição está prevista nos novos contratos de concessão e deve resolver uma série de problemas registrados nos Procons reclamando da cobrança de interurbanos ?de uma rua para outra?.
Segundo o conselheiro José Leite Pereira, essa distorção ocorria porque as áreas locais foram definidas como áreas geográficas de localidades. Ele acrescenta que o número de áreas locais tende a diminuir cada vez mais, podendo chegar no futuro a 67, o mesmo número de áreas locais do Serviço Móvel Pessoal. Leite afirmou que a agência calculou o impacto que a mudança teria para as empresas e concluiu que não causará perda do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e que as perdas poderão ser absorvidas pelas prestadoras.

Notícias relacionadas
Com a mudança, a agência garante que as operadoras de longa distância terão seus custos diminuídos porque pagarão menos tarifas de interconexão. O regulamento mantém o tratamento local para localidades pertencentes a municípios distintos mas que constituem uma mesma área local. Esta situação existe e será absorvida pela proposta de regulamento para que não haja prejuízo para estes usuários.
O regulamento em consulta pública diz ainda que as áreas locais (um município ou área conurbada) e as áreas locais distintas com tratamento local devem ser revistas a cada 12 meses e quando houver prejuízo ao interesse coletivo. Localidades distintas com tratamento local que não tiverem sido incluídas no regulamento poderão ser incluídas a qualquer tempo sem consulta pública. Demais mudanças precisarão ir a consulta pública antes de serem implementadas.

Economia popular

Segundo cálculos da agência, a proposta em consulta reduzirá em até 70% as tarifas pagas dentro de um mesmo município, já que acaba a cobrança de ligações interurbanas num mesmo município. Isto representará, segundo a Anatel, um ganho de R$ 2,3 milhões mensais para os usuários. Nas áreas conurbadas este valor será de aproximadamente R$ 6,7 milhões por mês. Apenas na área conurbada da Grande São Paulo serão beneficiados cerca de 18 milhões de habitantes.
Para evitar a degradação da qualidade do serviço prestado, a proposta de regulamento proíbe a desativação de pontos de interconexão ou pontos de presença para interconexão entre redes de telefonia fixa atualmente existentes até 31 de dezembro de 2005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!