Embratel não consegue sumidouro com UOL, mas lança ?Click 21?

A Embratel anunciou o lançamento de um provedor de acesso gratuito à internet, o ?Click 21?. A operação será iniciada nesta sexta, 18, em Curitiba. A partir de agosto o provedor estará disponível também para as outras cem cidades onde a Embratel já oferece telefonia local.
Trata-se de uma estratégia que surge após o rompimento do acordo com o UOL, para quem a tele fornecia a solução de acesso. Não existe evidência de uma relação de causa e conseqüência, mas este noticiário apurou que desde o ano passado a Embratel propunha ao UOL a ampliação da parceria para um modelo de negócios baseado em sumidouro de tráfego. O UOL seria, então, remunerado com uma parte da receita pelo tráfego que gerasse. A infra-estrutura, inclusive linhas de acesso, seria da Embratel. Era uma estratégia da empresa para enfrentar a concorrência da Telemar e da Brasil Telecom, que começavam a explorar esse modelo de negócios com seus provedores gratuitos, respectivamente iG e iBest.
UOL e Embratel não chegaram a um entendimento, segundo apurou este noticiário, inclusive por conta de condições comerciais mais interessantes oferecidas por outras teles ao UOL. A Embratel não comenta a questão oficialmente, assim como o provedor. Ainda não são claros os motivos exatos que levaram à ruptura de contrato, mas o assunto corre na Justiça.

Notícias relacionadas

Click 21

Em princípio, os usuários do Click 21 terão direito a duas contas de e-mail com 30 Mb de capacidade cada uma; antivírus, anti-spam e outros serviços. A Embratel pretende em breve incluir conteúdo próprio no site do provedor (www.click21.com.br).
A estratégia da Embratel com o lançamento de um provedor gratuito próprio é, nitidamente, atrair chamadas para sua rede local, que se encontra em plena expansão. Assim, a operadora aumenta a sua chance de receber tarifa de interconexão local de outras operadoras, que é paga quando mais de 55% do tráfego entre duas teles locais se direciona a uma delas.
A operadora não informou quanto está sendo investido no projeto, nem quais são as perspectivas de número de usuários, receita, market share etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!