Anatel ainda não definiu se fará revisão tarifária

O processo de revisão tarifária cobrado da Anatel pelo TCU ainda não tem prazo e muito menos definição quanto a sua execução. Mas pode ser feito pela agência a qualquer momento, disse a TELETIME News o vice-presidente da agência, conselheiro Antonio Valente. Segundo o Jornal Valor Econômico desta terça, 8, a Anatel deveria, desde 2000, checar se o reajuste concedido, sempre acima do IPCA (índice oficial de inflação), encontra de fato respaldo no aumento de custos das empresas. O relatório do TCU diz ainda que a Anatel foi omissa em relação a uma revisão das tarifas de interconexão que pudesse propiciar maior competição no setor.
Valente lembrou que no caso dos contratos de concessão é necessário observar o equilíbrio econômico-financeiro das empresas. Elas podem pedir a revisão, caso sintam-se prejudicadas. A iniciativa pode partir também do poder concedente, se perceber que as empresas estão obtendo lucros exagerados. Entretanto, até o momento a Anatel não fez tal análise.
De acordo com Valente, durante o processo de revisão dos contratos, a Anatel chegou à conclusão de que o mais adequado para os índices de reajuste seria o estabelecimento de um indicador setorial (o que acabou sendo incorporado ao contrato que valerá a partir de 2006). "Mas é importante respeitarmos a rentabilidade que as empresas estejam obtendo com melhor administração, diminuição de custos e produtividade", argumenta Valente. "Caso contrário, estaríamos desestimulando a boa administração e busca de rentabilidade, que são boas características do capitalismo, e as empresas se nivelariam por baixo no mundo da produtividade."

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!