Miro apóia CPI para investigar contratos

Já tem o apoio do ministro Miro Teixeira, o pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os contratos entre a Anatel e as empresas de telefonia, da autoria do deputado Daniel Almeida (PC do B/BA). "Nossa certeza é que estes contratos não estão sendo cumpridos", afirmou o deputado, que acredita que há na Anatel um processo de capturação da agência pelas empresas privadas. O pedido de abertura da CPI, até a manhã desta quinta, dia 3, tinha 174 assinaturas, sendo que são necessárias 171 assinaturas. Na próxima quarta, dia 9, o deputado entrega o pedido para abertura da CPI ao presidente da Câmara e pedirá que seja dado a ele prioridade. "Vamos conversar com as lideranças partidárias e tentar conseguir que este pedido de CPI possa entrar no começo da fila. Se isso acontecer, a comissão poderá ser instalada em agosto", afirmou o deputado Daniel Almeida.
Em relação ao pedido da CPI, o ministro Miro Teixeira, que participou nesta quinta, 3, de uma reunião com a Comissão de Defesa do Consumidor para discutir o aumento das tarifas de telefonia fixa, afirmou: "Se estivesse cumprindo mandato, não apenas assinaria o pedido, como apresentaria um projeto de resolução para que o pedido de abertura de CPI não tivesse que entrar na fila", afirmou o ministro.

Justiça

Notícias relacionadas

Durante a reunião com a Comissão de Defesa do Consumidor, o ministro voltou a afirmar sua certeza de que o aumento das tarifas será derrubado na Justiça. "Essa causa não será derrotada porque envolve uma relação de profunda injustiça, que quando for colocada sob exame de um juiz ficará evidente. O governo não tem poder legal para discordar do reajuste porque este poder é da Anatel. Mas temos o dever de buscar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, não das empresas", defendeu o ministro.
Miro também fez questão de reafirmar que está agindo com a autorização do presidente da República. "Sou um ministro do presidente Lula e não estaria fazendo isto se ele não tivesse me autorizado. É meu papel defender este ponto de vista pelos meios legais". O ministro sugeriu que a CPI investigue também as remessas ao exterior feitas pelas empresas de telefonia.

Renovação

Durante sua exposição na reunião da comissão, o ministro lembrou que as concessionárias estão negociando a prorrogação de seus contratos de concessão e que um dos requisitos é a idoneidade das empresas. O ministro recomendou que os deputados e a sociedade fiquem atentos para verificar se as concessionárias estão de fato cumprindo seus deveres contratuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!