"Anatel não atendeu o interesse do povo", diz Miro

O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, declarou nesta sexta, 27, no Rio de Janeiro, estar inconformado com a atitude da Anatel de conceder o reajuste de tarifas às concessionárias fixas. "É uma aberração", protestou. De acordo com o ministro, o reajuste homologado pela Anatel é totalmente diferente do que foi acordado com o presidente Lula, com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e com o próprio Minicom. "O combinado era que o repasse do IGP-DI fosse em duas parcelas, sendo que a primeira não ultrapassaria os 17%", lembra.
No início da semana, o próprio presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, afirmou que a agência procurava estabelecer com as operadoras um acordo para parcelamento dos aumentos em três vezes. Em seu anúncio dos reajustes, nesta quinta, 27, contudo, ele declarou que a agência considerou mais vantajoso dar um reajuste abaixo do IGP-DI acumulado no período do que dar um aumento escalonado, mas com o índice cheio (28,75%).
Miro deu a entender ainda que o papel da agência terá de ser revisto: "do jeito que está, está muito ruim; a Anatel não atendeu o interesse do povo. O cidadão, quando receber a sua conta, vai perceber que não houve mudança na maneira de se reajustar as contas no Brasil", lamenta. Miro buscou também ressaltar a renegociação dos contratos para depois de 2005: "no futuro, para os contratos de 2006, esse tipo de correção já estará retificada", ou seja, não haverá mais indexação. Ainda segundo o ministro das Comunicações, o Ministério Público solicitou informações sobre o acordo para o reajuste das tarifas. Como o presidente não tem instrumentos constitucionais e legais para intervir, resta saber se Miro vai conseguir algo via Ministério Público. "Vamos usar todos os meios legais em defesa do consumidor".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!