CVM começa a receber defesas no inquérito 08/2001

A superintendência de fiscalização externa da CVM tornou pública a decisão de adiar para o dia 4 de julho a apresentação de defesa do banco ABN Amro no inquérito 08/2001, que investiga irregularidades no Opportunity Fund. O ABN era o custodiante do fundo de investimento, que é acusado de ter entre seus cotistas pessoas residentes no Brasil, o que era proibido pelo Anexo IV, no qual se enquadrava. O Opportunity Fund, por sua vez, é acionista da Brasil Telecom e da Telemar e, recentemente, adquiriu a participação da TIW na Telemig e na Amazônia Celular, operação esta que ainda não foi aprovada pela Anatel.
O fato de a CVM ter se manifestado publicamente mostra que de fato, como noticiou o jornal Correio Braziliense há cerca de um mês, o inquérito 08/2001 já conta com um relatório da equipe técnica e cabe agora aos acusados formularem suas defesas antes que o processo chegue ao colegiado para julgamento. Segundo a reportagem do Correio Braziliense, a recomendação da superintendência é pela punição dos gestores do Opportunity Fund.
A autarquia confirma que um relatório inicial foi feito pela superintendência da CVM, mas poderá ser modificado de acordo com as defesas apresentadas. Seu conteúdo, no entanto, não é revelado pois o processo ainda corre sob sigilo. De acordo com a assessoria de imprensa da CVM, o colegiado da entidade deve julgar o tema ainda este ano. Vale lembrar que o atual presidente da CVM, Luiz Leonardo Cantidiano, foi advogado do Opportunity Fund, inclusive em operação citada e com documentos anexados ao processo 08/01. É esperado que ele se declare impedido de participar do julgamento, mas Cantidiano ainda não adiantou qual será sua decisão.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!