Secretário diz que empresas terão de abrir custos

O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Pedro Jaime Ziller, confirmou que para que o modelo de custos incrementais a longo prazo seja implantado é necessário que as empresas abram seus custos para a Anatel. Mas, segundo ele, esta obrigação já está prevista na Lei Geral de Telecomunicações e a agência só não tem informações detalhadas sobre o custo porque ainda não se aparelhou para isso. Segundo economistas ouvidos por este noticiário, o temor das concessionárias locais em adotar este novo modelo seria justamente a obrigação de abrir seus custos, o que poderia revelar, por exemplo, a prática de subsídios cruzados ou a transferência de recursos entre companhias do mesmo grupo.
Pedro Jaime também considera que o modelo de custos incrementais já foi suficientemente testado, e provou ser eficiente. Ele citou como exemplo o caso de Portugal, onde de 1998 a 2001 o pacote básico de serviços não teve aumento real de tarifas. Para os outros serviços, no mesmo período, o aumento foi de 2,7%. Ele observa que a legislação que implantou este modelo só saiu em 1999, mas um ano antes as empresas fizeram acordo com o governo para adotá-lo.

Sem consulta

Notícias relacionadas

O secretário de telecomunicações do Minicom explicou o fato de não ter havido uma consulta pública do decreto com as políticas à sociedade: segundo ele, o documento foi produzido com base nos comentários feitos à consulta pública 426, realizada pela Anatel, com os novos condicionantes dos contratos de concessão.
Pedro Jaime também negou que tenha havido divergências entre sua posição e a do ministro Miro Teixeira ao explicar a possível opção pelo modelo de pricecap para a definição da tarifa de público. Segundo ele, o índice necessário para a determinação do fator de produtividade será apenas um índice de referência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!