OUTROS DESTAQUES
Satélites
ILS fará o lançamento do Amazonas
quinta-feira, 22 de Maio de 2003 , 16h45 | POR FERNANDO PAIVA

O International Launch Services (ILS), consórcio americano-russo formado pela Lockheed Martin e pelo Khurnichev State Research, será o responsável pelo lançamento do satélite brasileiro Amazonas, da Hispamar Satélites. A operação está orçada em cerca de US$ 60 milhões, revelou Luiz Francisco Perrone, presidente da Hispamar. O lançamento será feito da base da ILS em Baikonur, no Cazaquistão, entre os meses de maio e julho de 2004. O lançador a ser utilizado será o Proton M/Breezer M.
O Amazonas, cuja construção está a cargo da Astrium, ocupará a posição orbital de 61ºW e terá transponders nas bandas C e Ku. O custo total do projeto ? incluindo não só a construção e o lançamento do satélite, mas também o seu seguro e a criação de um centro de controle no Rio de Janeiro ? é de US$ 315 milhões.
A Hispamar Satélites é uma joint-venture entre a espanhola Hispasat e a Telemar. A concessionária local detém 19,9% das ações, mas, com o passar do tempo, deve reduzir sua participação para algo próximo a 6,5%, pois investirá menos que o sócio espanhol na companhia.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top