Ministro e secretário divergem sobre política de unbundling

O ministro das Comunicações Miro Teixeira afirmou, durante audiência pública no Senado nesta quarta, 7, que, além da questão do reajuste de tarifas, a política de telecomunicações trará as diretrizes para a desagregação da última milha, o unbundling. Segundo Miro Teixeira, esta seria uma das principais soluções para a falta de competição na telefonia fixa local.
O ministro diverge do secretário de telecomunicações do Minicom, Pedro Jaime, também presente ao evento, sobre a melhor alternativa para a desagregação. Enquanto Miro acredita que o compartilhamento da última milha poderá ocorrer por meio de uma solução tecnológica, o secretário propõe que a mudança ocorra pela regulamentação, ou seja, com a obrigatoriedade do unbundling imposta às operadoras.
A equipe do ministério aguarda uma posição final do ministro para elaborar a diretriz a ser seguida pelo Governo. Se a alternativa for mesmo a evolução da tecnologia, o mais provável é que o governo crie políticas de incentivo à pesquisa e produção de tecnologia nacional para baratear seu custo. Com isto, segundo Pedro Jaime, evita-se que aconteça o que ocorreu com o WLL, que era visto como a solução para o acesso a última milha, mas acabou fracassando por causa do alto custo de implantação. O Minicom pode ainda adotar uma solução mista, que contemple a proposta evolução tecnológica e a obrigatoriedade do unbundling ao mesmo tempo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!