OUTROS DESTAQUES
Desagregação
Ministro e secretário divergem sobre política de unbundling
quarta-feira, 07 de Maio de 2003 , 16h02 | POR RAQUEL RAMOS

O ministro das Comunicações Miro Teixeira afirmou, durante audiência pública no Senado nesta quarta, 7, que, além da questão do reajuste de tarifas, a política de telecomunicações trará as diretrizes para a desagregação da última milha, o unbundling. Segundo Miro Teixeira, esta seria uma das principais soluções para a falta de competição na telefonia fixa local.
O ministro diverge do secretário de telecomunicações do Minicom, Pedro Jaime, também presente ao evento, sobre a melhor alternativa para a desagregação. Enquanto Miro acredita que o compartilhamento da última milha poderá ocorrer por meio de uma solução tecnológica, o secretário propõe que a mudança ocorra pela regulamentação, ou seja, com a obrigatoriedade do unbundling imposta às operadoras.
A equipe do ministério aguarda uma posição final do ministro para elaborar a diretriz a ser seguida pelo Governo. Se a alternativa for mesmo a evolução da tecnologia, o mais provável é que o governo crie políticas de incentivo à pesquisa e produção de tecnologia nacional para baratear seu custo. Com isto, segundo Pedro Jaime, evita-se que aconteça o que ocorreu com o WLL, que era visto como a solução para o acesso a última milha, mas acabou fracassando por causa do alto custo de implantação. O Minicom pode ainda adotar uma solução mista, que contemple a proposta evolução tecnológica e a obrigatoriedade do unbundling ao mesmo tempo.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top