Fust deveria ser extinto, diz executivo da Telemar

?O Fust virou uma CPMF. A melhor coisa a fazer seria eliminá-lo?. Com essa declaração, o diretor de assuntos regulatórios da Telemar, Ercio Zilli, provocou o conselheiro da Anatel, Luiz Tito Cerasoli, sobre onde estão e como serão usados os recursos do fundo. Ambos participaram do III Rio Telecom, nesta terça, 29, no Rio de Janeiro.
Segundo Zilli, o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) foi tão desvirtuado quanto o imposto sobre movimentação financeira. ?A princípio, o Fust foi criado para ajudar na universalização da telefonia fixa, depois mudou para auxiliar na inclusão digital e agora não serve para nada, já que os recursos (mais de R$ 2 bilhões) estão presos há dois anos e ninguém entra num consenso sobre a forma que serão utilizados?. Além disso, o executivo afirma que a inclusão digital é muito mais que levar computador a comunidades carentes ou escolas: é investir em educação. "E o setor de telecomunicações não pode ser o único responsável por uma questão tão ampla e que atinge a toda a sociedade", reclamou. Zilli defendeu a redução de impostos como uma maneira de baratear os serviços de telecomunicações e conseqüentemente expandi-los, assim como os serviços de acesso à Internet.
Para responder as críticas, o conselheiro Tito Cerasoli foi categórico: ?não sou tão pessimista em relação ao futuro do Brasil e acredito no bom senso do novo governo na liberação de recursos?. O conselheiro afirmou que a Anatel está elaborando uma nova proposta para contratação de um serviço que irá levar computador às escolas com os recursos do Fust. ?A idéia é contratar uma empresa para ser a responsável pela conexão, computadores, continuidade dos serviços, tudo. Mas isso só será feito se o governo liberar o dinheiro do fundo?, diz Tito Cerasoli. A previsão é que isto ocorra em meados do segundo semestre para que a execução do projeto se inicie em 2004.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!