OUTROS DESTAQUES
Reajuste de tarifas
IGP-DI provocaria impacto inflacionário de 1,2 ponto percentual, diz Miro
quinta-feira, 24 de Abril de 2003 , 18h35 | POR REDAÇÃO

Miro Teixeira, ministro das comunicações, afirmou que o impacto na inflação de um repasse de 35% do IGP-DI para as tarifas telefônicas deverá ser de 1,2 ponto percentual. Ele afirmou que já iniciou as negociações para o reajuste com as concessionárias, mas não quis entrar em detalhes sobre qual índice seria a meta do governo. "Não existe uma meta, porque aí não seria propriamente uma negociação, seria uma perseguição de um objetivo. Vamos fazer a negociação do que for razoável e possível", declarou Miro.
O presidente da Telefônica, Fernando Xavier, e o diretor-superintendente da Brasil Telecom, Manoel Ribeiro, afirmaram que podem negociar, mas em nenhuma hipótese vão aceitar abrir mão de receita. Na opinião dos executivos, para que o índice de reajuste aplicado seja menor do que o IGP-DI acumulado no período é preciso que o governo apresente contrapartidas que compensem a receita a ser perdida. Um exemplo cogitado por Manoel Ribeiro seria a diminuição de imposto.
A Brasil Telecom teve a primeira rodada de negociações com o secretário de telecomunicações do Minicom, Pedro Jaime mas, segundo Ribeiro, foi apenas uma reunião de apresentação, em que não se tratou de índices de reajuste. Nesta quinta, dia 24, Xavier, esteve em audiência com o ministro Miro Teixeira para tratar do assunto.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top