Abinee pede proibição contra terminais usados

A Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee) encaminhou nesta terça, 22, um documento ao Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e à Anatel formalizando seu posicionamento contra a pretensão da empresa européia Greener Solutions de fornecer aparelhos celulares GSM de segunda mão para a revenda no País.
Na carta, a Abinee afirma que soube da existência da Greener e de seus objetivos por meio da imprensa. Este noticiário entrevistou o presidente da empresa, Colin Armstrong-Bell, no dia 8 de abril, que disse, na ocasião, estar negociando com operadoras e distribuidores no Brasil.

Desrespeito

Notícias relacionadas

Na carta, a Abinee cita o desrespeito à Portaria 370/94, do MDIC, que proíbe a importação de produtos usados e das conseqüências disso à indústria de aparelhos celulares. ?Na nossa visão, é o pior que poderia acontecer. O aparelho celular é o item de maior expressão na pauta de exportações. Foram US$ 1,1 bilhão em 2002 e no primeiro trimestre deste ano já superamos o primeiro trimestre de 2002?, afirma o presidente da Abinee, Carlos Paiva Lopes.
Se isso for permitido, diz Paiva Lopes, a indústria de handsets que está se implantando será destruída. Essa indústria está criando subfornecedores da cadeia produtiva ainda, afirma Paiva Lopes. ?E pode corroer a marca dos fabricantes porque os usuários vão procurar o suporte técnico dos fabricantes?, acrescentou Paiva Lopes. Segundo ele, os fabricantes não teriam como garantir o suporte técnico de um produto que não é fabricado no Brasil.
A carta da Abinee pede aos órgãos que não permitam a concretização das intenções da Greener. Segundo o presidente da empresa, os aparelhos de segunda mão custam entre 30% e 70% menos que os novos. Ele também afirmou que está ciente da proibição da importação de bens usados, mas explicou que cabe a seus parceiros no Brasil procurarem uma solução junto ao governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!