Justiça do Rio reitera decisão que mantém dívida com Anatel na RJ da Oi

Foto: Pixabay.com

A Oi conseguiu uma importante vitória na Justiça do Rio de Janeiro contra a Anatel. A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do RJ, segundo acórdão assinado na terça-feira, 18, reiterou decisão de primeira instância na qual mantém a dívida da operadora com a agência no âmbito do Plano de Recuperação Judicial. Pelo acórdão, não fica claro se a decisão trata de toda a dívida de R$ 11,5 bilhões, ou parte dela. A Oi não se pronunciou.

No acórdão, a desembargadora relatora Monica Maria Costa considerou que o recurso interposto pelo regulador não trouxe argumentação suficiente para ser aceito. A Anatel ainda poderá apelar em instâncias maiores, como o Superior Tribunal de Justiça ou mesmo o Supremo Tribunal Federal.

Fonte consultada por este noticiário nesta quinta, 20, afirma que a perspectiva é positiva para a Oi. Porém, existe a indefinição de qual parte da dívida original com a Anatel estaria prescrita e seria repassada à Advocacia-Geral da União. "O que precisa ser levado em consideração é que a dívida prescrita entra no bojo não mais da Anatel, mas da AGU. Se o juiz da RJ colocou isso tudo na mesma vala comum, aí não sei até que ponto discutimos, porque parte da dívida com a Anatel ainda está sendo negociada", diz. Ou seja: o montante incluído no acórdão não necessariamente é toda a dívida da Oi com o regulador.

Notícias relacionadas

A depender disso, a reação do mercado poderá ser mais positiva ou não. "A leitura que eu tive é que parte do imbróglio foi destravado, só não sei se é tudo o que poderia dar dor de cabeça mais para frente. Se tange toda a dívida, aí sim, é excelente", explica a fonte do mercado financeiro.

A Anatel defendia a necessidade de exclusão de todos os créditos públicos, o que significa multas administrativas, advindas de inadimplemento de crédito tributário e encargo legal. A justificativa é que o Juízo da RJ não teria competência para decidir sobre interesses de crédito público federal.

A decisão a qual este noticiário teve acesso entendeu que a Lei nº 11.101/2005 estabelece diferente entre os créditos tributários e os advindos de multas administrativas: estas últimas que seriam a natureza da dívida da empresa com a agência. Por isso, julga que não devem se submeter à exceção prevista no art. 6º, § 7º, o que significa que se leva em conta a natureza substancial do crédito, e não o instrumento processual utilizado para a cobrança da dívida. "Logo, a multa administrativa submete-se ao processo de recuperação judicial e o fato de o credor ser ente público não modifica a natureza da dívida", afirma a justiça fluminense no acórdão. "Desse modo, não há como ser reconhecida a possibilidade de exclusão dos créditos da Anatel, de natureza não tributária, do âmbito da presente recuperação judicial e, consequentemente, no Plano de Recuperação Judicial." Assim, a desembargadora relatora entendeu que, "por todos os ângulos, o recurso não viceja". Por isso, negou no mérito provimento ao recurso.

Vale lembrar que a Anatel, por meio de sua Procuradoria Federal Especializada (subordinada à AGU) já vinha tentando liminarmente suspender a competência da Vara de Recuperação Judicial sobre estes créditos. As tentativas foram derrubadas no STJ e no STF nos recursos apresentados. Ou seja, cada vez mais consolida-se a jurisprudência de que o juízo  da recuperação judicial tinha de fato competência para incluir os créditos não-tributários no plano de recuperação. Prevalecendo este entendimento, os riscos de que de uma hora para outra apareça uma cobrança do governo sobre as dívidas da Oi tornam-se cada vez mais remotos. Mas, como observam os analistas, cabe ainda entender o montante do passivo sobre o qual prevalece este entendimento do Tribunal de Justiça do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!