Justiça nega liminar contra operação da TIM

O juiz Aroldo José Washington, da 4ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, indeferiu nesta sexta, 20, o pedido de liminar da Telesp Celular que impediria a operação de SMP da TIM. A medida cautelar da operadora de São Paulo classificava como 'simulação" a saída da Telecom Italia do controle da Brasil Telecom para que a empresa italiana pudesse prestar o SMP antes da antecipação de metas pela BrT, em acordo aprovado pela Anatel.
De acordo com o juiz, não há motivo suficiente para impedir ou suspender qualquer ato da agência reguladora neste caso. Ele disse que, apesar de num primeiro momento o valor pago pelas ações com direito a voto da Telecom Italia (US$ 47 mil) parecer pequeno, o acordo foi feito dentro da Lei. Além disso, a empresa continua a deter um patrimônio equivalente a R$ 1,43 bilhão em ações preferenciais da concessionária de telefonia fixa. Washington declarou também que os documentos apresentados pelos sócios da BrT comprovam que a empresa italiana realmente saiu do controle da BrT.
A decisão do juiz se deu após tentativa de conciliação em reunião entre representantes da Telesp Celular, Telecom Italia e Anatel. No encontro, a Telecom Italia argumentou que o valor da venda das ações foi atingido com base na média entre o preço de mercado e a avaliação feita pelo JP Morgan. A cifra foi validada ainda pela Deloitte Touche & Tohmatsu.

Notícias relacionadas
Celso Mori, advogado da Telesp Celular, disse que a diretoria da empresa deve analisar ainda nesta sexta-feira ou na próxima segunda-feira, 23, a decisão da 4ª Vara para definir se vai recorrer em segunda instância ou não. Ele disse que a empresa também vai analisar o estudo que resultou no preço das ações. Reafirmou que a Telesp Celular não acredita que a venda do controle de uma empresa como a BrT possa ser feita por um valor tão baixo quanto o estabelecido. Por fim, reforçou ainda haver indícios de que a Telecom Italia, na prática, mantém-se no controle da concessionária.

Início das operações

Enquanto isso, a TIM corre a passos largos para cumprir todos os requisitos que lhe permitam iniciar as operações com as novas licenças. Nesta sexta, a empresa publicou em jornais de grande circulação seu plano de tarifas para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Com isto, está apta a entrar em operação já no próximo domingo, 22.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!