OUTROS DESTAQUES
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Anatel marca debate sobre proposta de regras de exposição humana a campos magnéticos
quarta-feira, 20 de julho de 2016 , 11h47

A Anatel realiza no próximo dia 28, em Brasília, a audiência pública para debater a proposta de regulamento sobre a avaliação da exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos. A proposta está em consulta pública e ganhou importância maior diante da decisão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, de exigir a retirada de antenas de celulares localizadas próximas às escolas públicas do DF e que pode deixar os usuários do serviço sem comunicação na Capital Federal.

A proposta da agência prevê que o licenciamento de uma estação necessitará de avaliação de uma empresa habilitada, e não mais de um laudo dado por pessoa física, conforme recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, os cálculos teóricos devem seguir os níveis estabelecidos por lei e o relatório de conformidade deve ser digitalizado no site da agência, que poderá ser acessado pela população em geral.

A proposta adequa o regulamento, que é de 2002, à lei 11.934, sancionada em 2009, que ajusta os limites de exposição humana a campos eletromagnéticos às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As determinações valerão apenas para os novos sites ou aqueles que sofrerem alterações em suas características. As exigências para a telefonia móvel não mudam.

As operadoras esperam uma atitude mais afirmativa da agência, para evitar que decisões como a do MP do DF prejudiquem o serviço para milhões de usuários da telefonia móvel. No caso de Brasília, a retirada das antenas resultará num efeito cascata, que prejudicará o serviço não apenas nos locais próximos às escolas, mas em todo o Distrito Federal, já que os sites são utilizados para instalação de repetidoras.

Além disso, esclarecimentos maiores sobre os efeitos da exposição humana a campos magnéticos podem influenciar na análise dos pedidos de instalação de antenas. Para as teles, a Lei Geral das Antenas, aprovada em 2015, que limita o prazo para que as autoridades se manifestem sobre os pedidos de instalação, ainda não surtiu os efeitos desejados.

COMENTÁRIOS

2 Comentários

  1. Werberti Luiz disse:

    Já trabalhei com a medição destes campos eletromagnéticos e percebi que existe um acordo de cavalheiros entre o poder público e as operadoras para manter o assunto o mais distante possível da mídia. Se preparem pois com o 5G a caminho a tendência destes campos eletromagnéticos é só aumentar.

  2. Luiz disse:

    O título "….. exposição humana a campos magnéticos" deveria se referir a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, não só magnéticos.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top