Aguiar viu problemas em relação à lei e ao contrato de concessão

Entre elementos da operação de entrada da Telefônica no capital da TVA que foram utilizados como argumentos do conselheiro Plínio de Aguiar Jr. para pedir a não aprovação da anuência prévia, chama a atenção a vinculação econômica que a TVA poderá ter com a tele, na interpretação do conselheiro.
Na quarta, 18, a Anatel aprovou a entrada da Telefônica no capital da TVA, mas exigiu, no caso da operação de cabo da cidade de São Paulo, que o acordo de acionistas fosse modificado para excluir a cláusula que prevê reunião prévia à reunião de conselho, onde a Telefônica teria poder de veto, o que caracterizaria controle. Para o conselheiro Plínio de Aguiar, outros fatores poderiam ser utilizados para caracterizar a existência de controle, o que feriria o próprio contrato de concessão da Telefônica. O conselheiro também entende que a Lei do Cabo, ao vedar o controle do capital votante por estrangeiros, busca assegurar que as decisões em concessionárias de TV a cabo sejam tomadas exclusivamente por brasileiros.
Entre os indícios que o conselheiro viu está o fato de já haver um "acordo firmado entre a Telesp e a TVA para comercialização conjunta de produtos", o fato de o acordo de acionistas trazer uma "opção irrevogável e irretratável de compra com relação às ações, no todo ou em parte", e o fato de que, por conta de a Telefônica ter 86,7% do capital total da prestadora de cabo em São Paulo (ainda que apenas 19,9% do capital votante), ela será "portanto, a grande fonte de recursos financeiros da prestadora, inclusive nas situações de necessidade de aporte de capital". Além disso, diz o conselheiro Plínio de Aguiar Jr., fica claro que "a operação e o gerenciamento da parte de telecomunicações da Operadora (TVA) ficará a cargo da Telesp". Ele entende que esses fatores seriam inclusive um impeditivo para que a Telefônica entrasse inclusive na operação de cabo fora do Estado de São Paulo, pois o modelo proposto feriria o artigo 7º da Lei do Cabo, cujo objetivo, segundo o conselheiro, é assegurar que as decisões em concessionárias de TV a Cabo sejam tomadas exclusivamente por brasileiros.

Notícias relacionadas
Fonte da Anatel favorável à decisão tomada pelo conselho diretor na quarta diz que se estes argumentos colocados pelo conselheiro Plínio de Aguiar Jr. tivessem sido acatados pelo conselho diretor (o que não aconteceu), implicariam a necessidade de revisão de uma série de acordos de acionistas de outras operadoras de cabo que também têm, em seu capital, grupos estrangeiros, pois também nesses casos verifica-se que a maior parte das ações está na mão de empresas estrangeiros (ainda que o capital votante esteja sob o controle de brasileiros), há poder de veto por parte destes grupos estrangeiros e há acordos comerciais com empresas estrangeiras. A fonte não cita especificamente o caso do acordo Net/Embratel, mas é evidente que é a isso que ele se refere, ainda que haja várias outras empresas de TV por assinatura que têm empresas estrangeiras como acionistas. Vale lembrar, contudo, que a Embratel não tem, em seu contrato de concessão, a cláusula que a proíbe de controlar empresa de TV a cabo, ao contrário do contrato da concessão da Telefônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!