Comissão do Senado já tem relatora do PLC 79/2016

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado (CCTCI) já designou quem relatará o PLC 79/2016. O trabalho será feito pela líder do PP na Casa, senadora Daniella Ribeiro (PP/PB), que está em sua primeira legislatura. A CCTCI precisa avaliar apenas as 16 emendas sugeridas no final do ano passado e indicar sua posição. Depois disso o projeto volta ao Plenário para votação, onde dependerá de acordo de lideranças para não ficar na fila. Um pedido de urgência pode também tirar o PLC 79 da comissão antes mesmo do parecer da senadora Daniella Ribeiro. As proposições de emendas vieram de parlamentares de oposição Paulo Rocha e Humberto Costa e tratam de praticamente todos os pontos importantes do projeto.

2 COMENTÁRIOS

  1. Na minha opinião o processo de fim de uma Concessão, no caso o STFC, deve ser tratado com inúmeros cuidados para a garantia de continuidade do serviço.Em particular o cálculo do valor decorrente dos bens reversíveis e outros valores decorrentes do fim da Concessão do STFC, que passaria a ser tratado como Autorização, deveriam ser elaborados e apresentados antes da PLC ser aprovada. Com esta atitude as partes conheceriam previamente os valores envolvidos e reduzindo o risco de judicialização do processo, que poderia até gerar um grande desentendimento entre as partes envolvidas. O prejuízo certamente será para toda a sociedade com uma certa paralisia no setor. Convenhamos, o setor precisa crescer seus investimentos para atender a nova demanda do país, que está em fase de renovação e modernização.

  2. Acho bastante preocupante o PLC 79, principalmente no que diz respeito aos seguintes aspectos:

    – Bens reversíveis não identificados e quantificados e metodologia de cálculo da transformação da concessão em autorização não explicitada.
    – Não haver garantias para continuidade do serviço STFC por mais que seja um serviço em declínio. Considerando ainda que a infraestrutura do STFC é que suporta em grande parte a Banda Larga no backbone, backhaul e ultima milha.
    – Não haver deveres de universalização, continuidade e tarifas módicas para um serviço essencial, no caso a Banda Larga.
    – Frequências outorgadas aos atuais detentores com renovações praticamente automáticas sem licitações.
    – Posições brasileiras de satélites também outorgadas por ato administrativo aos detentores sem licitação.

    Cada um destes tópicos tem uma miríade de considerações e possibilidades de judicializações futuras.

    A preocupação é maior quando sabemos que a Anatel é fraca em gerência e controle. E o Ministério nunca teve uma visão de longo prazo consistente.

    O PLC 79 é vago em como seriam transformados os recursos advindos do bens reversíveis que seriam aplicados no atendimento de áreas hoje carentes em Banda Larga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!