OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
NIC.br e GlobeNet estabelecem parceria para novo PTT em Fortaleza
terça-feira, 19 de dezembro de 2017 , 14h18

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciou nesta terça-feira, 19, acordo com a operadora de infraestrutura marítima GlobeNet para a implantação de um novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza. O local foi escolhido por conta de um data center da empresa que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Vale lembrar, contudo, que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o próprio cabo da GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel. Assim, a expectativa é que o novo PTT se torne o segundo mais importante do País, atrás apenas do ponto de São Paulo.

O NIC.br acredita que o novo PTT fortalecerá a distribuição de conteúdo local, aproveitando número crescente de provedores. E também descentralizará a arquitetura de troca de tráfego no Brasil, atualmente concentrada em São Paulo. Tanto é que a entidade está implantando em Fortaleza sua primeira infraestrutura de serviço completo fora da capital paulistana. As operações do NICbr em São Paulo, incluindo a resolução dos nomes de domínio .br, agora estarão disponíveis em Fortaleza.

De acordo com a entidade, braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a GlobeNet foi escolhida devido à "forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste", além de nível de disponibilidade de serviços do centro de dados, sistema de cabo submarino de anel duplo que conecta as Américas do Norte e do Sul e a por conta da neutralidade.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top