OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
NIC.br e GlobeNet estabelecem parceria para novo PTT em Fortaleza
terça-feira, 19 de dezembro de 2017 , 14h18

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciou nesta terça-feira, 19, acordo com a operadora de infraestrutura marítima GlobeNet para a implantação de um novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza. O local foi escolhido por conta de um data center da empresa que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Vale lembrar, contudo, que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o próprio cabo da GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel. Assim, a expectativa é que o novo PTT se torne o segundo mais importante do País, atrás apenas do ponto de São Paulo.

O NIC.br acredita que o novo PTT fortalecerá a distribuição de conteúdo local, aproveitando número crescente de provedores. E também descentralizará a arquitetura de troca de tráfego no Brasil, atualmente concentrada em São Paulo. Tanto é que a entidade está implantando em Fortaleza sua primeira infraestrutura de serviço completo fora da capital paulistana. As operações do NICbr em São Paulo, incluindo a resolução dos nomes de domínio .br, agora estarão disponíveis em Fortaleza.

De acordo com a entidade, braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a GlobeNet foi escolhida devido à "forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste", além de nível de disponibilidade de serviços do centro de dados, sistema de cabo submarino de anel duplo que conecta as Américas do Norte e do Sul e a por conta da neutralidade.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top