Telebras aprova joint-venture com IslaLink para cabo Brasil-Europa

O conselho de administração da Telebras aprovou em reunião na terça-feira, 18, a constituição de uma joint-venture entre a empresa e a IslaLink, companhia espanhola dona de um cabo submarino que liga as Ilhas Canárias à Europa, para a criação de uma rota interligando o continente europeu ao Brasil. Um "pré-acordo" havia sido assinado em janeiro deste ano, quando a previsão de investimento no projeto era de US$ 185 milhões, mas o valor atual não foi divulgado.

Notícias relacionadas
Nesse documento pré-acordado, a joint-venture teria ainda um terceiro sócio, já que a Telebras ficaria com 35% do capital social e a IsaLink, 45%. A ideia era criar uma empresa brasileira, com esse outro sócio também nacional, provavelmente fundos de investimento. Só que as negociações, que estavam previstas para serem encerradas em abril, não andaram conforme o esperado e o projeto foi adiado.

Em outubro, o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, afirmou que estava finalizando o acordo entre os acionistas das duas empresas mesmo sem o terceiro sócio nesta primeira etapa: a ideia era de constituir a joint-venture e, aí então, procurar um novo parceiro. Se as negociações continuarem caminhando, a expectativa é de que o cabo seja construído ainda em 2015. Ziober afirmou que levaria entre 18 a 20 meses para a construção do cabo, prevendo a finalização e entrada em operação no segundo semestre de 2016.

Outras deliberações

A reunião deliberou e aprovou ainda o pedido de uma linha de crédito na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Essa operação ainda deverá ficar sob análise de órgãos competentes e não teve o valor ou o motivo exato divulgado. O encontro também serviu para a demonstração de resultados financeiros e operacionais da Telebras, que ainda não liberou os documentos publicamente – tampouco os dos trimestres anteriores em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!