Qualcomm apresenta seu primeiro processador com modem 5G

A Qualcomm desenvolveu seu primeiro chipset com modem de quinta geração (5G), o SnapDragon X50. Inicialmente, ele trabalha com as faixas de 28 GHz e 800 MHz e pode atingir uma velocidade de download de até 5 Gbps. Esse modem é voltado para os testes de laboratório e de campo que operadoras e fabricantes estão realizando elo mundo antes do lançamento oficial das primeiras redes 5G, informa a Qualcomm. Os resultados dos testes com o X50 ajudarão na definição do 5G NR, padrão mundial de quinta geração que ainda está em desenvolvimento.

Gigabit LTE

Enquanto a quinta geração não chega, as operadoras móveis podem experimentar velocidades na casa de 1 Gbps de download se mesclarem as frequências que possuem com faixas não licenciadas, como a de 5 GHz, usando o padrão conhecido como LTE-U/LAA. A Qualcomm tem um chipset com modem para isso, o X16. Segundo Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, mesmo operadoras com apenas 20 MHz de espectro conseguem atingir velocidades de 1 Gbps se combinado com a faixa de 5 GHz. "Sem LTE-U/LAA, apenas 16% das operadoras no mundo teriam espectro para chegar a 1 Gbps. Com essa tecnologia, o percentual sobe para 64%".

Notícias relacionadas

Entre as aplicações que requerem ultravelocidades, Amon cita realidade virtual com vídeos em 360 graus, realidade aumentada em tempo real e apps instantâneos.

Três chipsets novos

A empresa anunciou também três novos chipsets para smartphones de gama média com suporte para câmera-dupla e redes de quarta geração (4G) LTE cat7, o que permite uma velocidade de download de até 300 Mbps e de upload de até 150 Mbps: Snapdragon 653, 626 e 427.

O Snapdragon 653 tem um chipset com performance 10% melhor que seu antecessor e capacidade para até 8 GB de RAM, o dobro da versão anterior. O 626, por sua vez, traz como novidade a tecnologia TruSignal, que otimiza o trabalho das suas antenas. O 427, por fim, é o primeiro da família 400 a ter um DSP integrado no chip, o que melhora a captação de dados dos sensores do smartphone, com baixo consumo de energia.

Os primeiros smartphones com os chipsets 653 e 626 devem chegar ao mercado ainda este ano. E os primeiros com o 427, no começo de 2017.

Todos esses anúncios foram feitos nesta terça-feira, 18, no 4G/5G Summit, evento organizado pela Qualcomm em Hong Kong.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!