MDIC prioriza programas de economia digital na Amazônia

Resolução do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, publicada nesta terça-feira, 19, estabelece prioridades de investimentos em pesquisa na área da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A principal delas é a economia digital, com programas voltados para Internet das Coisas; segurança e defesa cibernética; cidades inteligentes; integração, processamento e análise de grandes volumes de dados (Big Data) e computação em nuvem; manufatura avançada; Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às áreas de Saúde, Educação, Segurança, Energia e Mobilidade; e telecomunicações.

A prioridade foi definida pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) que tem a atribuição de direcionar os recursos de P&D resultantes de contrapartidas aos benefícios fiscais dados as empresas de bens de informática instaladas na Zona Franca de Manaus. Os recursos obtidos são depositados no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na categoria de programação específica destinada ao CT-AMAZÔNIA em suas respectivas ações, devendo ser mantidos em separado.

Além da priorização da economia digital, a resolução cita programas de biotecnologia e de formação de recursos humanos. Em outra resolução, o ministério disciplina a operacionalização e acompanhamento dos programas prioritários para investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área da Suframa.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!