América Latina será o mercado de maior crescimento em IoT até 2023

A Internet das Coisas chegará a 50 bilhões de conexões em 2023, sendo que a América Latina terá o maior crescimento de todas as regiões, com 26,7%, totalizando 995,5 milhões de acessos. A previsão é uma prévia de estudo divulgada nesta terça-feira, 19, pelo diretor de Pesquisa e Consultoria da Frost & Sullivan Brasil, Renato Pasquini, durante o IoT Business Forum em São Paulo. "Vamos passar de 1,4% para 2% do total. A escala maior estará na China, Índia e Estados Unidos, mas o volume latino-americano não é desprezível", defende. O Brasil é o maior mercado da região, representando 45% desse total.

No mercado da América Latina, o maior crescimento previsto está na área de eletrônicos de consumo (como assistentes pessoais e sistemas de automação residencial), que sairá de 16,2 milhões de dispositivos em 2017 para 104,9 milhões em 2023, um avanço de 36,5%. Em adições líquidas, o mercado de automação predial, segurança e monitoramento sairá de 103, milhões de conexões para 389,2 milhões no período, um avanço de 24,7%.

Pasquini destaca ainda a área de smart metering/smart grid, que aumentará 22,2% e chegará a 35,6 milhões de acessos. "No Brasil temos modelo de tarifa branca em que o usuário pode optar pelo medidor inteligente se for vantajoso para ele. Como não é mandatório, acaba limitando um pouco a previsão", diz, comparando com a legislação no México, que determinou obrigatoriedade para a migração.

Notícias relacionadas

Redes

Segundo Pasquini, a Frost & Sullivan "vê com boas perspectivas" a evolução do mercado de redes de baixo consumo energético e grande alcance para IoT, a LPWAN. A consultoria estima um crescimento médio anual de 155% em seis anos, sendo que a expectativa é de começar a ganhar esclaa em 2021. Assim, sairá de um mercado quase inscipiente para 40,3 milhões de conexões em 2023. "Sigfox e LoRa têm tido expansão significativa, com casos de usos bem implementados", declara. "Operadoras e vendors tradicionais estão correndo atrás com banda licenciada em NB-IoT, têm diferentes tipos de implantação, mas no Brasil ainda está em laboratório."

Para o diretor de negócios da WND Brasil, Eduardo Iha, a vantagem do Sigfox será a promessa de baixo custo ("não necessariamente ligado à falta de segurança", ressalta), baixo consumo e alta cobertura. O modelo de negócios é baseado na possibilidade de conexão entre várias plataformas sem necessidade de roaming – a companhia opera na faixa de 902 MHz nas Américas e 868 MHz na Europa, ambas não licenciadas. "A rede já existe, tem ampla cobertura e robustez contra ação de jammers", destaca, citando ainda o preço baixo do dispositivo (abaixo de US$ 10) e da conectividade (cerca de US$ 1 por ano).

Há a possibilidade de uso de satélite também. Segundo o gestor de produtos b2b da Hughes Brasil, Guilherme Netto, a empresa possibilita contornar o problema de custo por meio de uma tecnologia alternativa, chamada comercialmente de IoT Sat, mas que não utiliza IP, e sim protocolo de mensageria. "Estou falando em telemetria, com baixo consumo de energia, para rastreamento e nota fiscal", explica. O módulo consegue enviar e receber pacotes de baixo volume e funciona tanto para estações fixas, como um poste de luz, quanto soluções móveis, como carro conectado.

Outra tecnologia considerada para o futuro da IoT é o do eSIM. O diretor de estratégia, tecnologia e arquitetura de rede da Oi, Mauro Fukuda, entende que o chip virtual já uma realidade, como o que acontece nos iPads. "A Oi já está avaliando. Vai ser o futuro e acredito que realidade em breve para todas as operadoras", avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!