STF declara inconstitucionalidade de leis do MS e BA sobre telecomunicações

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucionais leis de Mato Grosso do Sul e da Bahia que regulamentam serviços de telecomunicações. Por unanimidade os ministros entenderam que as normas têm vício formal de iniciativa, visto que é competência privativa da União legislar sobre a matéria.

No julgamento, prevaleceu o voto da relatora, ministra Rosa Weber. Com a decisão, foi declarada inconstitucional a Lei 4.824/2016, de Mato Grosso do Sul, que obriga as prestadoras de serviços de Internet a apresentarem mensalmente ao consumidor informações sobre a velocidade diária do serviço. A Corte entendeu que também fere a Constituição Federal a Lei 12.034/2010 do Estado da Bahia, que veda a cobrança, pelas concessionárias de telefonia, das tarifas de assinatura básica.

A Procuradoria-Geral da República opinou pela inconstitucionalidade das leis. No caso da lei no MS, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou no parecer que, embora a medida atendesse os interesses dos consumidores ao dar mais informação sobre os contratos, o Estado não tem competência para regulamentar o tema. Segundo ele, a legislação sobre telecomunicações é necessariamente de caráter federal e a lei do Mato Grosso do Sul criou regra não prevista no regulamento editado pela  Anatel, órgão regulador do sistema em todo o País.

Notícias relacionadas

No parecer enviado no caso da Bahia, a PGR concordou com os argumentos apresentados pela Associação Brasileira de Prestadoras de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), autora da ação. A manifestação reforçou que a Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472/97) disciplina "não só as relações entre as concessionárias e a União, mas também as relações estabelecidas entre aquelas e os usuários, quando ligadas à execução direta do contrato de prestação de serviços de telecomunicações."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!