Brasil realiza primeiro teste de LTE Broadcast na América Latina

O Brasil teve nesta sexta-feira, 19, o primeiro teste do LTE Broadcast da América Latina durante o Rio Open, principal evento de tênis do País e que acontece nesta semana no Rio de Janeiro. A tecnologia permite distribuir conteúdo em vídeo simultaneamente para diversos usuários em localidades próximas ao evento, com acesso exclusivo ao vídeo e a outros conteúdos relacionados.

A apresentação do novo sistema foi feita entre Claro, Net, Qualcomm, Ericsson, Globosat e Samsung com smartphones Galaxy S6 e S5, preparados exclusivamente para o evento do LTE Broadcast, por meio da rede 4G da Claro. A tecnologia do chip já está disponível pela Qualcomm, mas cabe às fabricantes de celulares adotarem e embarcarem seu software nos handsets.

Usando a rede 4G da Claro – triplicada junto com o 3G na região do Jockey Club do Rio de Janeiro – o LTE Broadcast pode utilizar de 1% a 60% da banda, embora seja dividido com o resto da rede móvel. Jefferson Nobile, diretor de soluções de TV e mídia da Ericsson, explicou que com apenas 10% a 20% de uso da rede de quarta geração é o suficiente para transmitir simultaneamente eventos esportivos e noticiosos.

Notícias relacionadas

Durante os testes, a transmissão teve atraso de três segundos entre a imagem da TV paga (Sportv) e a imagem enviada para os celulares, porém em qualidade de vídeo HD.

Sobre o atraso na transmissão de vídeo, o diretor de marketing da América Móvil no Brasil, Márcio Carvalho, atenta que o delay "é aceitável" por ser mais rápido em relação ao unicast, modalidade de transmissão para uma única pessoa. Para ele, a transmissão de vídeo por 4G massiva é mais válida para um grupo maior de pessoas em relação ao unicast, que deve ser adotado mais para conteúdo sob demanda.

O executivo da Ericsson explica que a tendência é a tecnologia melhorar, uma vez que está em seu estágio inicial, mas que trabalha para reduzir o atraso. "Hoje qualquer tecnologia digital tem delay", argumentou Jefferson Nobile.

Uso comercial

Outra questão abordada durante o teste foi a atualização dos celulares, uma vez que apenas smartphones com chipset da Qualcomm ou Samsung (Exynos) estão aptos para essa tecnologia, ainda que precisem de atualização de software. O diretor sênior de produtos da Qualcomm, Roberto Medeiros, afirma que a estratégia dependerá de cada fabricante. "A Qualcomm trabalhou na concepção do LTE Broadcast, na padronização e na integração nos processadores. Disponibilizamos a tecnologia aos parceiros, depois criamos um middleware (software), um SDK para desenvolver apps e, ao final, fazemos parcerias como a Claro para discutir modelos", disse o executivo.

Márcio Carvalho ressalta, por sua vez, que a tecnologia de transmissão broadcast está no "começo da caminhada" e que a operadora deve estudar modelos de negócios antes de lançá-la – podendo criar formatos para shows, eventos locais de esportes ou dedicado para o assinante Net/Claro. "A linha Samsung S6 com Exynos já suporta a tecnologia LTE Broadcast. A atualização não vem ativa, mas pode ser feita normalmente. O S6 vem com a tecnologia, mas ainda não está pronto", revelou o executivo da fabricante.

Novos testes e outros modelos

Sobre a possibilidade de usar a transmissão para outros serviços, a Claro deu como exemplo como atualização de software, conteúdo exclusivo (câmeras extras), áudio online e publicidade, além de transmissão everywhere. Contudo, a transmissão inicial foi feito com aplicativo Claro Esportes, desenvolvido pela Movile, com quatro câmeras exclusivas nas quadras do complexo do Rio Open 2016, no Jockey Clube.

Set-top box e outras operadoras

Antes do Brasil, testes com o LTE Broadcast já foram feitos em eventos na Austrália (Telstra), Estados Unidos (Verizon) e Itália (TIM). Contudo, o uso comercial da tecnologia é realizado apenas na Coreia do Sul (KT) com eventos e com alguns smartphones da Verizon. Questionados sobre a demora para entregar essa tecnologia, Medeiros afirma que, antes de apresentar o LTE Broadcast, a rede 4G precisa crescer.

O LTE Broadcast poderia ter outras adoções além dos smartphones. Três anos atrás, Qualcomm fez uma parceria com a Technicolor para lançar o serviço via set-top. Nada foi feito até então, mas o executivo da fornecedora revela que pode ser usado para outros serviços.

"O smartphone é o segmento óbvio para o LTE Broadcast. Roteador é um outro segmento. O set-top box de OTTs tem mais vocação que o set-top box de cabo (legado), pode ser um modelo interessante", afirmou o diretor. "Até agora, mesmo com a Technicolor, ainda não tem aplicação comercial. Outro exemplo (de uso da tecnologia) é o digital signal (propaganda digital)". Embora a Claro tenha sido a primeira a realizar o teste, Medeiros acredita que outras operadoras devem fazer novos testes em seguida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!