Metas de qualidade: índices de chamadas completadas estão bons?

De acordo com as regras da Anatel, as chamadas completadas são aquelas em que se produz comunicação. Deste modo, na medição do índice ficam de fora as chamadas em que o telefone não responde ou dá sinal de ocupado. Também são excluídas as chamadas que foram interceptadas por qualquer razão (número inexistente, por exemplo) e as chamadas que não se completaram por congestionamento. Os resultados do cumprimento das metas de qualidade divulgados ontem mostram índices de chamadas completadas muito bons. Mas em todas as reuniões gerenciais promovidas pela Anatel, a reclamação principal das empresas estava relacionada com estas taxas. É curioso que a maioria das empresas tenham resolvido seus problemas neste quesito tão rapidamente, o que gera algumas questões: Será que foram utilizados os mesmos critérios de aferição em todas elas? Também é curioso observar que as taxas da Embratel (apenas de longa distância) estão todas abaixo das metas. Como o transporte das ligações entre regiões é feito pela Embratel, como é possível que a operadora local apresente índices maiores que os da transportadora? Parece que a Anatel terá que checar os critérios das teles na hora de medir o índice.

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