Unicef: um terço da juventude mundial está offline

Novo estudo publicado pela Unicef nesta segunda-feira, 18, mostra que um em cada três usuários de Internet no mundo é uma criança, mas ainda há um grande número de jovens desconectados. O estudo "The State of the World's Children 2017: Children in a digital world" demonstra que um terço da juventude mundial, ou 346 milhões de pessoas, não está online. O relatório conclui também que o acesso a conteúdos prejudiciais e acúmulo de ciberbullying aumenta de acordo com a penetração da Internet e a presença de dispositivos móveis, que facilitam o acesso da criança sem supervisão de responsáveis.

Ainda assim, a Unicef diz que os jovens são a faixa etária mais conectada: 71% deles estão online, comparado a 48% da população total. Assim como no caso de adultos, a juventude africana é a menos conectada: três em cada cinco estão offline (na Europa, a proporção é de um em cada 25).

A entidade critica o fato de cerca de 56% dos sites estarem em inglês, o que dificulta a compreensão do conteúdo (ou mesmo achá-lo) que entendam que seja culturalmente relevante. E que mais de nove em dez URLs de abuso sexual infantil identificados no mundo estão hospedadas em cinco países: Canadá, França, Holanda, Rússia e Estados Unidos.

Notícias relacionadas

As recomendações práticas da Unicef para ajudar e orientar políticas mais eficazes e práticas comerciais mais responsáveis são:

• Fornecer a todas as crianças fácil acesso a recursos online de alta qualidade;
• Proteger as crianças de danos online – incluindo abuso, exploração, tráfico, ciberbullying e exposição a materiais inadequados;
• Proteger a privacidade e identidades das crianças online;
• Ensinar alfabetização digital para manter as crianças informadas, envolvidas e seguras;
• Aproveitar o poder do setor privado para promover padrões e práticas éticas que protejam e beneficiem crianças online;
• Colocar as crianças no centro da política digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!