OUTROS DESTAQUES
Espectro
Anatel já fechou posição sobre interferência do WiMAX na banda C
terça-feira, 18 de outubro de 2011 , 18h46 | POR HELTON POSSETI

A Anatel já fechou uma posição em relação a interferência do WiMAX na banda C do satélite. De acordo com fontes próximas da agência, a Anatel se convenceu de que é necessário reduzir a potência das trasmissões terrestres para garantir que elas não causem interferência nas antenas parabólicas residenciais e também nas antenas usadas pelas emissoras de TV.

A resolução 537 da Anatel estabeleceu que essas potências podem, em 5 anos, chegar a 30W, sendo que os testes realizados pela indústria mostram que há interferência mesmo com a potência mínima de 2W. Além da redução da potência, a solução também inclui a venda das faixas progressivamente, começando pelos blocos inferiores mais distantes da banda C.

Segundo uma das fontes, assim que Bruno Ramos, gerente geral de comunicações pessoais terrestres (que é quem tem coordenado esse assunto dentro da Anatel), retornar de férias será convocada uma reunião com os representantes das emissoras de TV e das empresas de satélite para apresentar a nova proposta.

O gerente geral de certificação e engenharia de espectro da Anatel, Marcos Oliveira, disse nesta terça-feira, 18, que até o final do mês será divulgado o resultado do estudo do CPqD e que o leilão acontece até o final do ano.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
Auditório Finatec, DF, Brasil
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
Auditório Finatec, DF, Brasil
Top