Pelo oitavo ano consecutivo a Tele Design foi contratada para prover o sistema interno de TV do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I. Ao todo são 7 km de cabos que transmitem o sinal gerado pela Formula One Administration (FOA) ? entidade que administra o evento -, mais 5 canais de publicidade e a Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do GP. Humberto Kapor, diretor da Tele Design, explica que são cerca de 750 pontos de vídeo espalhados por todo o autódromo, como arquibancadas, áreas VIPs, boxes, sala de imprensa, torre de controle, além de seis telões.
Kapor diz não estar autorizado a revelar o valor do contrato, no entanto, reconhece que mais importante que o retorno financeiro é o retorno para a marca. ?O valor representa muito pouco para o nosso faturamento. No entanto, ganhamos muito em reconhecimento junto ao mercado?.
Segundo ele, o principal desafio de um projeto como esse é o prazo exíguo para a implantação de toda a rede. ?Montamos uma minioperadora de TV a cabo em uma semana e, depois que acaba a corrida, temos apenas alguns dias para desligar e retirar todos os equipamentos?, diz ele. Kapor também ressalta que o sistema não pode falhar, uma vez que os treinos e a própria corrida ?têm horários rígidos a serem observados?.
Mercado