OUTROS DESTAQUES
Cabos submarinos
Ramal uruguaio do cabo Monet é inaugurado
sexta-feira, 18 de agosto de 2017 , 18h12

A operadora uruguaia Antel inaugurou nesta sexta-feira, 18, cabo submarino que conecta o Uruguai ao Brasil, unindo a cidade de Maldonado a Praia Grande (SP). A partir do município paulista, a rota se integra ao cabo Monet, sistema que interligará o País com os Estados Unidos  (Boca Ratón, Flórida) e é realizado em parceria da tele sul-americana com a Algar Telecom, Angola Cables e Google. O investimento da Antel divulgado em 2014 era de US$ 73 milhões.

Em comunicado, a Antel afirma que o Uruguai terá "um canal próprio e direto à Internet, uma rodovia de informação fundamental que garantirá novas oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país". Destaca ainda que o sistema submarino é próprio e, por isso, "pela primeira vez na história", a nação terá "plena soberania e independência em matéria de telecomunicações".

O cabo submarino Monet terá infraestrutura de mais de 10 mil km e capacidade de 60 Tbps. Da cidade de Miami, cuja responsável pela landing station é o Google, o data center da Equinix será conectado através da infraestrutura ótica às cidades brasileiras de Fortaleza e Praia Grande, de onde ocorrerá a distribuição do tráfego pela América do Sul. As infraestruturas nas duas cidades brasileiras serão fornecidas pela Angola Cables e Google, respectivamente.

No final do terceiro trimestre do ano passado, a promessa era de o Monet entrar em operação no final do primeiro semestre de 2017. A nova data de entrega é outubro – segundo apurou este noticiário, até dezembro a Algar Telecom deverá finalizar a iluminação de seu par de fibra, assim entrando em operação.  

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top