Fundos e Citibank assumem a Solpart

Foi realizada nesta quinta, 18, a assembléia geral extraordinára (AGE) da Solpart, empresa que está imediatamente acima da Brasil Telecom Participações S/A na cadeia de controle da tele. Com a AGE, os conselheiros e administradores nomeados pelo Opportunity foram substituídos por nomes indicados pelos fundos de pensão e pela empresa Zain Participações, onde participam os fundos e o Citibank. Foram também eleitos três conselheiros indicados pela Telecom Italia, dentro das condições previstas pela Anatel, ou seja, com conselheiros independentes. É a primeira vez desde o final de 2002 que a Telecom Italia volta a ter participação ativa no conselho da companhia, ainda que ela esteja impedida, por conta da sobreposição de licenças entre TIM e BrT GSM, de votar em matérias referentes à estratégia de serviços móveis e longa distância da Brasil Telecom.
Não houve nenhum obstáculo legal à realização da AGE. Apenas o advogado do Opportunity, Francisco Maciel Müssnich, falando em nome da Timepart, pediu para ler a decisão cautelar do TCU de quarta, 17, quando o Tribunal de Contas orientou as estatais patrocinadoras dos fundos de pensão a não permitirem atos baseados no acordo de put, pelo qual os fundos poderão comprar a participação do Citibank na Brasil Telecom ao final de 2007 sob determinadas condições.
Na ata da AGE da Solpart, os fundos de pensão fazem ressalvas em relação à presença da Telecom Italia no conselho da holding. Querem deixar claro, para fins judiciais, que não reconhecem que a operadora italiana esteja no bloco de controle da Brasil Telecom, porque temem que com isso os italianos passem a ter direitos garantidos em acordos celebrados com o Opportunity em abril deste ano, acordos estes não reconhecidos pelos fundos e pelo Citibank.

Notícias relacionadas

Próximos passos

O próximo passo agora é esperar o resultado das pendências judiciais referentes à AGE da Brasil Telecom Partyicipações S/A, realizada no dia 27 de julho último. A assembléia foi realizada mesmo havendo uma liminar da Justiça de Santa Catarina e mesmo depois da desconvocação da reunião pelo Opportunity. Os fundos e o Citi alegam que a liminar não poderia ser cumprida porque a Justiça Federal de Brasília estava centralizando as demandas sobre o tema, e dizem que a desconvocação foi ilegal. De qualquer maneira, a Telecom Italia está questionando a AGE do dia 27, pois entende que teria direito a ter indicado conselheiros.
Uma alternativa, agora que a Solpart já está sob o comando dos fundos de pensão e do Citibank, será convocar uma nova AGE da Brasil Telecom. A estratégia final dependerá da análise dos prazos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!