Diretor de TELETIME perde ação por danos morais e vai recorrer

O diretor geral da revista TELETIME, Rubens Glasberg, foi condenado em primeira instância a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil, mais as custas processuais, ao ex-presidente da CVM Luiz Leonardo Cantidiano. A ação foi iniciada em 2003 por Cantidiano na Justiça do Rio de Janeiro, tendo como patrocinadores (advogados) originalmente Sérgio Bermudes, Hélio Saboya Filho e Marcelo Trindade (atual presidente da CVM). O argumento central da acusação é de que a honra de Cantidiano teria sido ofendida em função de editoriais e reportagens que apontavam as relações profissionais passadas do advogado com o grupo Opportunity e o risco de conflito de interesses em casos envolvendo o grupo de Daniel Dantas que estavam sob investigação pela autarquia.
A juíza Myriam Medeiros da Fonseca Costa declarou em sua sentença: "muito embora a sociedade brasileira, como um todo, esteja vivendo momentos de angústia e perplexidade com os 'valeriodutos e propinodutos' que estão sendo revelados através da transmissão ao vivo do andamento das CPIS, assim como pela Imprensa, de um modo geral, o que é extremamente saudável para a Democracia e lhe dá a transparência necessária para que se possa avaliar a ética dos homens públicos e de como se comportam antes e durante a vigência dos mandatos que os legitimam como representantes do povo no Congresso Nacional, não é possível, a meu sentir, ao menos no caso em exame e diante das provas coligidas no processo, concluir que o réu atuou estritamente dentro do exercício legal do seu direito de informar e de criticar, não obstante a sua reconhecida respeitabilidade no ramo". A juíza não ordenou a publicação integral da sentença. Mesmo assim, TELETIME a torna disponível para download em www.teletime.com.br/arquivos/decisao.pdf .
Rubens Glasberg informa que vai recorrer e reitera sua defesa. "O que fizemos foi mostrar que um servidor público, em um importante cargo, tinha inegáveis conflitos de interesse na função que ocupava. Era a nossa função, e continuará sendo, mostrar fatos como este à sociedade. Todas as informações publicadas acerca dos conflitos de interesse estão documentadas. O que foi a julgamento foram os editoriais com minhas opiniões baseadas em fatos verídicos, que continuam as mesmas".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!