Para Abrafix, Congresso não é neutro para discutir convergência

Em relação à regulamentação do ambiente convergente das comunicações, José Fernandes Pauletti, presidente da Abrafix (associação que representa os interesses das concessionárias de telefonia fixa), disse nesta terça, 17, que o Brasil tem uma característica muito diferente de outros países que enfrentam o mesmo desafio. Trata-se da qualidade da TV aberta brasileira, do seu significado para a população e do seu poder político. Para Pauletti, uma parcela significativa do Congresso e também do Executivo está diretamente ligada ao setor de radiodifusão, o que compromete a neutralidade na elaboração de um marco regulatório para a convergência. "Falta neutralidade do Congresso e do Executivo nesse processo".
Para o conselheiro do Cade, Luiz Fernando Schuartz, a análise da concentração econômica em um ambiente convergente também é complicada, sobretudo pela dificuldade de definição dos mercados relevantes. "A única certeza é que a análise concorrencial deve continuar enfocando os benefícios e custos sociais dos atos de concentração", disse o conselheiro. Com a incerteza trazida pelo ambiente convergente, continua o conselheiro, é importante que os processos decisórios sejam democráticos, ouvindo todas as opiniões. E, sobretudo, é importante que os órgãos de defesa da concorrência não fujam da responsabilidade de continuar acompanhando as práticas de mercado.
O advogado Eduardo Ramires, do escritório Manesco, Ramires, Peres, Azevedo Marques, lembrou que falta no Brasil objetividade e vontade de se buscar soluções para os desafios trazidos pelo ambiente convergente.

Notícias relacionadas
Ramires, Pauletti e Schuartz falaram durante a 3ª Jornada Nacional de Direitos de Telecomunicações, organizada pela ABDI (Associação Brasileira de Direito de Informática), em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!