Fraudes com "siga-me" preocupam Embratel

A Embratel detectou nas últimas três semanas cerca de 60 casos de fraude envolvendo o serviço de "Siga-me" das operadoras locais. Sem que os clientes saibam, suas linhas são programadas para desviar todas as chamadas recebidas para algum outro telefone, geralmente em outro estado e usando o código da Embratel.
De acordo com a supervisora de controle da fraudes da Embratel, Sandra Monteiro, na maioria dos casos as chamadas são desviadas para celulares do Rio de Janeiro. As pessoas fraudadas, entretanto, estão espalhadas por diversos estados.
Nos casos mais graves, o valor das ligações indevidas chegou a R$ 6 mil. A Embratel, todavia, ainda não tem uma estimativa do prejuízo total gerado por esse tipo de fraude até o momento. No entender da empresa, quem deveria arcar com o prejuízo são as operadoras locais, já que a fraude aconteceu em um serviço prestado por elas.

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A Polícia Civil será avisada do problema pela Embratel nesta terça, 18. A operadora de longa distância pretende conversar também com Telemar, Telefônica e Brasil Telecom sobre o assunto ainda nesta semana.

Como funciona o golpe

1) O fraudador liga para a casa do assinante, fazendo-se passar por funcionário da operadora local, e induz a vítima a programar o "siga-me" em seu telefone, dizendo se tratar de um procedimento para concorrer a um prêmio da empresa.

2) A partir daí, todas as chamadas destinadas ao telefone da vítima são redirecionadas para um número escolhido pelo fraudador e incluído durante a programação do serviço. A vítima consegue fazer ligações de seu telefone, mas não recebe mais qualquer chamada.

4) Normalmente, o número escolhido pelo fraudador para receber as chamadas redirecionadas é de algum amigo ou comparsa em outro estado. Desta forma, ele consegue contactá-lo pagando apenas ligações locais para a casa da vítima. Esta, por sua vez, receberá em sua fatura a cobrança pelo redirecionamento interurbano das chamadas.

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