CCT analisa projeto que prevê Anatel regulando preços de TV, telefonia e banda larga

Empresas de telecomunicações poderão ser obrigadas a apresentar as informações técnicas e de preços dos serviços de uma maneira que facilite a compreensão pelo usuário. O projeto que trata do assunto (PLS 662/2011) está na pauta da reunião da terça-feira da semana que vem, 22, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Da senadora Ângela Portela (PDT-RR), o projeto altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/1997) e delega à Anatel a competência para classificar e organizar a oferta dos planos e preços dos serviços prestados.

A redação do PLS 662 sugere a alteração do Art. 19 da LGT, o dispositivo que lista as competências da Anatel. Assim, diz que à agência caberá o dever de "controlar, acompanhar e proceder à revisão de tarifas dos serviços prestados no regime público, podendo fixá-las nas condições previstas na lei, homologar reajustes, bem como classificar e organizar a oferta dos planos e preços dos serviços prestados em regime privado". Ou seja: daria à Anatel a incumbência de regular preços de serviços como Internet, telefonia móvel e TV paga, além do que já faz com o serviço público de telefonia fixa (embora o STFC também possa ser prestado em regime privado).

A intenção, explica a senadora, é facilitar a compreensão, a comparação e a seleção do produto mais adequado ao perfil de cada usuário. O projeto classifica como condutas prejudiciais à concorrência a omissão de informações técnicas e de preços, bem como a oferta de serviços em formato que dificulte a comparação com outras alternativas do mercado. Também será da Anatel a responsabilidade de fazer recomendações às empresas quando houver solicitação de entidade de defesa do consumidor.

Notícias relacionadas

O relator, senador Paulo Rocha (PT-PA), sugere a aprovação do projeto apenas com uma emenda de redação, sem as mudanças aprovadas antes pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Na avaliação do senador, as emendas descaracterizariam o texto. Como tramita em caráter terminativo, a matéria seguirá direto para a análise da Câmara de Deputados em caso de aprovação, salvo se houver recurso para o Plenário. Rocha cita em sua relatoria que a própria Anatel já se mostrou sensível à questão no recente Regulamento Geral de Direitos do Consumidor
de Serviços de Telecomunicações (RCG).

A emenda sugerida diz o seguinte: "Altera a Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995, para tornar obrigatória a organização e apresentação adequadas das informações técnicas e dos preços dos serviços de telecomunicações oferecidos aos usuários".

Celulares

Na mesma reunião, a CCT poderá votar a proposta que destina verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a instalação e manutenção de equipamentos de bloqueio de sinais de celulares nos presídios (PLS 285/2017) e uma série de projetos de outorga e renovação de outorga de rádios. (Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!