Proposta do Brasil para IoT é aprovada na UIT

Uma proposta de recomendação elaborada e coordenada pelo Brasil para modelo de referência arquitetônico para dispositivos de aplicações de Internet das Coisas foi aprovada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A recomendação"ITU-T Y.4460 – Architectural reference model of devices for IoT applications" define classificação dos dispositivos de IoT baseados nas capacidades de processamento e conectividade. Com a correlação dessas capacidades, os modelos de referência são definidos com requisitos para arquiteturas de software para cada classe de dispositivos. 

É interessante notar que o projeto foi iniciado na Câmara de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Vale lembrar que o decreto 9759/19, que põe fim a colegiados no governo, poderá extinguir a Câmara de IoT, entre outros órgãos. O secretário-executivo da pasta, Julio Semeghini, afirmou nesta semana que não haverá impacto para o MCTIC.

A proposta foi aprovada na reunião de abril da Comissão de Estudos 20 – "Internet das Coisas, Comunidades e Cidades Inteligentes", do setor de normatização da UIT. A Anatel, que é coordenadora da representação do Brasil nas discussões internacionais de telecomunicações por meio das Comissões Brasileiras de Comunicações (CBC), afirmou nesta quinta-feira, 18, que trabalhou na articulação com "agentes nacionais envolvidos na iniciativa e na negociação" com demais membros da UIT-T para a aprovação. 

Notícias relacionadas

Segundo a agência, a recomendação é o primeiro fruto na área internacional de normatização da colaboração entre o governo brasileiro, por meio da Anatel e o MCTIC, o setor privado (com o Instituto Cesar e Eldorado) e academia (com o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel). Para que uma recomendação seja aprovada é necessário que haja o "de acordo" com todos os 190 países e mais de 700 empresas entre seus membros. O documento vai agora para revisão editorial e em seguida estará disponível gratuitamente nos seis idiomas oficiais da UIT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!