Comissão da Câmara aprova PL que coloca usuário no Conselho Diretor da Anatel

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou, nesta quarta-feira,18, o Projeto de Lei (PL) 7.529/2014, que reserva uma das cinco vagas do Conselho Diretor da Anatel para um representante dos usuários. De autoria do deputado César Halum (PRB-TO), a proposição estabelece que o novo diretor seja indicado pelas associações representativas dos usuários.

Notícias relacionadas
O relator da matéria na comissão, deputado Ivan Valente (PSol-SP), votou pela aprovação do projeto e disse que pretende estender essa mesma determinação para as demais agências reguladoras. Já o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP) quer que outro diretor da agência seja indicado pelo Poder Legislativo.

Na justificação, o autor do PL ressalta que passados quase 20 anos desde a criação da Anatel, é evidente que falhas têm ocorrido na regulação do setor de telecomunicações. "A qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações está deixando muito a desejar, e os milhões de usuários dos serviços de telefonia no País têm sido extremamente prejudicados", disse o deputado.

"Há ineficiência nas atividades regulatórias, mas há também uma sub-representação dos usuários nos órgãos de comando da agência, o que leva ao risco da captura regulatória e da preponderância dos interesses das operadoras de telefonia nas suas decisões", disse Halum. Ele sustenta que o PL traz um mecanismo democrático de promoção da transparência e da participação direta da sociedade, "já utilizado na própria Anatel para a designação de dois dos membros do seu Conselho Consultivo".

O PL tramita em caráter terminativo nas Comissões e ainda terá de ser apreciado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara antes de ser apreciado no Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!