OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
4G: Claro tem a maior velocidade e TIM, a melhor disponibilidade, afirma Open Signal
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 , 17h27

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) A Claro é a operadora com a maior velocidade média de download em redes 4G no Brasil (28,56 Mbps), seguida por Vivo (22,71 Mbps), Oi (14,42 Mbps) e TIM (14,07 Mbps). É o que diz o novo relatório da Open Signal, que realizou 1,6 bilhão de medições a partir de 88 mil smartphones no País entre setembro e novembro de 2017. Para efeito de comparação, a média mundial de velocidade de download em redes 4G é de 16,6 Mbps. Ou seja, Claro e Vivo estão acima da média mundial, enquanto Oi e TIM estão abaixo. A média brasileira, considerando as quatro operadoras, é de 20,3 Mbps, a segunda melhor da América Latina, atrás apenas do México, informa a Open Signal.

Vale esclarecer que o desempenho das redes brasileiras é melhor nos grandes centros do que no interior. O relatório destacou os resultados nas três maiores cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na capital mineira, por exemplo, a velocidade média de download em 4G da Claro é de 36,75 Mbps. E em São Paulo é de 26,15 Mbps. No Rio de Janeiro, a campeã em velocidade é a Vivo, com 31,32 Mbps.

A Open Signal mediu também a velocidade média em redes 3G. Neste quesito, a liderança fica com a Nextel (4,93 Mbps), seguida por Claro (4,26 Mbps), TIM (3,81 Mbps), Vivo (3,32 Mbps) e Oi (2,61 Mbps).

Considerando a combinação das redes 4G e 3G, a Claro tem a maior velocidade média (12,06 Mbps), seguida por Vivo (9,27 Mbps), TIM (8,24 Mbps), Oi (5,64 Mbps) e Nextel (4,93 Mbps).

Disponibilidade

Outro aspecto monitorado pela Open Signal é a disponibilidade da rede 4G. Neste ponto, a TIM lidera: a rede 4G estava disponível em 71,87% das vezes em que fora feitas medições pelos usuários da Open Signal. Foi a primeira vez que uma operadora brasileira superou a marca de 70% como média nacional. No relatório anterior, feito em junho, a TIM havia registrado 65% de disponibilidade. A Vivo foi a segunda com a melhor disponibilidade 4G (61,84%), seguida por Claro (58,26%) e Oi (53,9%).

Novamente, nos grandes centros a disponibilidade de 4G é melhor. No Rio de Janeiro e em São Paulo a TIM lidera com 82,18% e 83,69%, respectivamente. Em Belo Horizonte, a Vivo está em primeiro, com 82,37% de disponibilidade.

Latência

Em termos de latência (velocidade de resposta da rede), o melhor resultado é o da Claro (58,17 ms), seguida por Oi (60,78 ms), TIM (61,33 ms) e Vivo (61,97 ms).

COMENTÁRIOS

3 Comentários

  1. RAFAEL DE ALMEIDA disse:

    O grande problema da CLARO, em todas as tecnologias é a cobertura fraca, principalmente indoor.

  2. Erick disse:

    Espero que agora depois da RJ a Oi invista forte em 4G…

  3. JCDugo disse:

    Fora dos grandes centros essa medição acima não vale nada.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top