Apps geram US$ 35 bilhões em receita na soma de App Store e Google Play em 2016

A receita mundial gerada dentro da App Store e da Google Play, as duas maiores lojas de aplicativos móveis com operação global, aumentou 40% em 2016, passando de US$ 25 para 35 bilhões, informa relatório da App Annie. A loja da Apple respondeu por quase 70% desse total. Se forem incluídas na conta as lojas independentes de Android e o faturamento com publicidade móvel, a receita mundial de apps foi de US$ 89 bilhões no ano passado. Vale destacar que esses números não incluem as vendas de mercadorias físicas de apps de varejistas ou serviços online-to-offline, como Uber, iFood e 99Taxis, já que seu processo de pagamento não utiliza os sistemas de faturamento das lojas de aplicativos.

A maior parte da receita, como de costume, proveio de jogos. Essa categoria respondeu por 75% do faturamento na App Store e por 90% na Google Play. Na App Store, a subcategoria de jogos de RPG representou sozinha metade do crescimento da receita em 2016.

Em downloads, houve um aumento anual de 15%, subindo de 77 para 90 bilhões no mundo, na somatória da App Store e da Google Play. Esse número foi puxado pelos países emergentes, onde novos usuários de smartphone tendem a baixar mais apps, especialmente aqueles considerados essenciais, como redes sociais e mensageiros. Mercados maduros, como EUA, Japão e Alemanha, estão desacelerando em downloads, mas acelerando em receita e em engajamento, informa a App Annie.

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O engajamento com apps pode ser medido pelo tempo que as pessoas passam interagindo com os aplicativos. De acordo com a App Annie, o tempo total gasto com apps em smartphones Android no mundo (sem contar a China) aumentou 25% em 2016, passando de 720 para 900 bilhões de minutos. Nesse ranking, a liderança está com a Índia, que respondeu por quase 150 bilhões de minutos, seguida pelo Brasil, com cerca de 110 bilhões de minutos.

Ranking de downloads e de receita

Os dez apps (exceto games) mais baixados nas duas lojas em 2016 no mundo foram:

1- Facebook
2- WhatsApp
3- Facebook Messenger
4- Instagram
5- Snapchat
6- UC Browser
7- imo
8- Clean master
9- SHAREit
10- YouTube

Os dez games mais baixados nas duas lojas em 2016 no mundo foram:

1- Pokémon Go
2- Piano Tiles 2
3- Subway Surfers
4- slither.io
5- Clash Royale
6- My Talking Tom
7- Color Switch
8- Candy Crush Saga
9- Clash of Clans
10- Traffic Rider

Os dez apps (exceto games) que mais geraram receita nas duas lojas em 2016 no mundo foram:

1- Spotify
2- Line
3- Netflix
4- Tinder
5- HBO Now
6- Pandora Radio
7- iQIYI
8- Line Manga
9- Sing!Karaoke
10- Hulu

Os dez games que mais geraram receita nas duas lojas em 2016 no mundo foram:

1- Monster Strike
2- Clash of Clans
3- Pokémon Go
4- Game of War – Fire Age
5- Clash Royale
6- Mobile Strike
7- Puzzle & Dragons
8- Fantasy Westward Journey
9- Candy Crush Saga
10- Fate/Grand Order

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