OUTROS DESTAQUES
SERVIÇOS
Serviços de comunicação recuam 5,7% em setembro na comparação anual
sexta-feira, 17 de novembro de 2017 , 10h53

Os serviços de informação e comunicação caíram 1,8% em setembro na comparação com o mês anterior. No confronto com o mesmo mês no ano anterior, o tombo chega a 5,7%. No ano, o recuo atinge 2,6% e 3,1% nos últimos 12 meses, conforme aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira, 17.

No segmento, os serviços de TI tiveram o pior resultado, com queda de 3,9% ante agosto e de 9,2% frente a setembro de 2016. No ano, entretanto, o índice é positivo em 1,7% e em 0,9% nos últimos 12 meses.

Os serviços de TIC também variaram negativamente em setembro, em 2,3% na comparação com agosto e 5,2% ante igual mês do ano anterior. No ano o resultado é negativo em 1,1% e em 1,8% nos últimos 12 meses.

Já no segmento de telecomunicações, a queda ficou em 0,7% na comparação com o mês anterior e 5,1% no confronto anual. No ano, o recuo é de 2,8% e de 3,2% nos últimos 12 meses.

Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias tiveram resultado positivo na comparação com agosto, de 1,6%, mas caíram 5,4% na comparação anual. No ano, esses serviços despencara, 9,9% e 10,1% nos últimos 12 meses.

Para o IBGE, os resultados negativos dos serviços de informação e comunicação puxaram o recuo dos serviços em geral em setembro, da ordem de 0,3% na comparação com agosto e de 3,2% no confronto com igual mês do ano passado. A taxa acumulada no ano ficou em -3,7% e, em 12 meses, -4,3%.

De acordo com pesquisadores, a redução da demanda por parte dos consumidores, em especial, da indústria justifica a queda no desempenho dos serviços de informação e comunicação.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top