Zerbone será presidente do grupo que vai coordenar limpeza da faixa (GIRED)

O conselho diretor da Anatel escolheu o conselheiro Rodrigo Zerbone como presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED). O grupo tem a função de coordenar os trabalhados da Entidade Administradora da Digitalização (EAD) que vai fiscalizar a migração dos canais de analógicos para o digital, mitigar as interferências entre os sistemas de telecomunicações e radiodifusão e ainda coordenar a distribuição e filtros e set-top boxes para os beneficiários do Bolsa Família.

Notícias relacionadas
O GIRED será composto por representantes da Anatel e dos Ministério das Comunicações, bem como por representantes de todas as proponentes vencedoras da licitação de 700 MHz e, em mesmo número que essas, por representantes de entidades dos radiodifusores.

A constituição formal do GIRED deve acontecer até 15 dias após a publicação dos termos de autorização de uso da faixa, o que ainda não ocorreu porque o Tribunal de Contas da União (TCU) está avalizando o resultado do leilão. Essa checagem final do TCU – que já havia obrigado a Anatel realizar alterações no edital – acontece porque houve dois lotes desertos (sendo um nacional) e isso fez com que os recursos destinados à EAD relativos aos lotes não vendidos tiveram de ser descontados do valor que seria arrecadado pelo Tesouro Nacional.

Segundo apurou este noticiário, como o GIRED tem inúmeras atribuições, a tendência é que as tarefas sejam distribuídas em grupos de trabalho conforme o tema: jurídico, técnico etc. Assim, quando o assunto estiver pacificado no grupo de trabalho, a decisão "sobe" para o GIRED. A EAD, por sua vez, deve ser constituída em 90 dias a partir da publicação dos termos de autorização de uso da faixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!